A equipa de Cabo Verde garantiu, este domingo, o apuramento para a final do Torneio de Futebol inter-comunitário “Angola Avante” - 2014, ao vencer, por 2-0, a sua congénere de São Tomé e Príncipe, a contar para o Grupo B.

Em partida disputada no Estádio do INATEL, em Lisboa, depois da vitória de sábado diante do Brasil (3-0), os cabo-verdianos “carimbaram” passagem para a final diante da aguerrida seleção São Tomé e Príncipe, com golos de Celso Neves e Nuno Borges.

Os “tubarões azuis” (Cabo Verde) ficam a aguardar pelo vencedor do Grupo A, que será discutido entre Angola e a Guiné-Bissau, quando se encontrarem na derradeira jornada, no dia 2 de Novembro, às 10 horas.

Este sábado, os guineenses golearam Moçambique, por 7-1, com golos de Pedro e Manuelinho (ambos com dois golos), Mule Papé e Marcolino. O tento de “honra” dos “mambas” foi rubricado por Abel.

No jogo Angola/Guiné-Bissau, só uma vitória permitirá a qualificação dos angolanos para a final, uma vez que um empate oferecerá a segunda final consecutiva aos guineenses, que pretendem revalidar o título conquistado em 2013.

A Guiné-Bissau e Angola têm ambos três pontos na liderança do Grupo A, mas o diferencial de golos é largamente favorável aos guineenses (7-1 e 3-0), obtidos nas suas partidas contra um mesmo adversário: o modesto Moçambique.

Além do aliciante Angola/Guiné-Bissau (Grupo A), a próxima jornada (dia 2 de Novembro) englobará ainda São Tomé e Príncipe/Brasil (Grupo B), jogo que vai decidir um dos candidatos à disputa do terceiro lugar da prova.

O torneio conta com a participação das seleções comunitárias de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique (Grupo A), assim como Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe (Grupo B).

Os primeiros classificados de cada grupo disputarão, no dia 8 de Novembro, o título da competição, enquanto os segundos classificados lutarão pelo terceiro lugar.

A seleção da Guiné-Bissau é a atual detentora, destronando São Tomé e Príncipe (campeã em 2012), depois das vitórias de Angola (em 2011) e de Cabo Verde (2010).

O Torneio “Angola Avante”, em saudação ao aniversário da Independência Angolana, visa o convívio e o incentivo à prática desportiva no seio da diáspora dos países de expressão portuguesa.