Técnicos de futebol alertaram esta sexra-feira no Lubango, que o Recreativo do Libolo e o Sagrada Esperança devem apresentar firmeza e com convicção nas Afrotaças para chegarem a outra fase e facilitar a entrada de mais equipas nas provas da CAF.
Em declarações à Angop, em antevisão à participação das equipas angolanas nas Afrotaças, treinadores consideraram importante que o Recreativo do Libolo e o Sagrada Esperança devem aplicar-se a fundo para evitar que sejam eliminadas na primeira fase.
Para Ivo Traça, técnico principal do Desportivo da Huíla, o campeão em título (Recreativo do Libolo) deve conseguir sábado, em casa, uma vantagem suficiente e que lhe possibilitair para a segunda mão com tranquilidade e esperar os próximos desafios.
“Acredito que o Recreativo do Libolo teve uma boa preparação, por isso deve representar bem o país, que muito precisa, no sentido de se sair do marasmo que nos encontramos, em termos de equipas e de selecção, que nas últimas épocas não conseguem fazer boas participações”, realçou.
O mesmo conselho, segundo Ivo Traça, é dado ao Sagrada Esperança que joga no Dundo, este sábado, diante do Ajax de Cape Town da África do Sul, para a primeira mão da Taça da Confederação.
A preparação e prestação nas competições têm influenciado, igualmente, o desempenho da selecção nacional, o que tem levado a que Angola baixe no ranking internacional e reduza formações nestas competições.
Já Jorge Nito, ex-técnico do Benfica do Lubango, considerou importante que as equipas angolanas cresçam nestas competições, pois para além dos investimentos que são feitos nas contratações devem também pensar em títulos africanos.
“ Estas equipas devem levar uma boa imagem e representar Angola nestas competições com dignidade, pois as formações adversárias quando chegam ao país já têm noção de que as nossas equipas não estarão à altura de vencê-los”, disse.
Por sua vez, o treinador dos Locomotivas FC do Lubango, Jorge Abrantes, referiu que é preciso que o Libolo e o Sagrada Esperança sejam ambiciosos nesta fase, para que na segunda consigam atingir os objectivos e entrar na fase de grupos.
António da Silva “Baresi”, técnico do Inter da Huíla, apelou ao espírito de colectividade, humildade e patriotismo para que as duas equipas vençam e representem Angola condignamente nas Afrotaças.
O Recreativo do Libolo recebe sábado o Racing de Micomeseng da Guiné Eguatorial, para a primeira mão das eliminatórias da fase de grupos da liga dos clubes campeões africanos.
Comentários