Foi esta quinta-feira anunciada uma parceria entre SL Benfica e Shakthar Donetsk, tendo em vista o trabalho conjunto dos dois clubes em termos de apoio social e de preservação património do clube ucraniano.

Este protocolo pressupõe a "partilha de know-how e experiência; integração de um representante da Fundação Benfica no Conselho de Peritos do programa de desenvolvimento social do Shakhtar Donetsk Play at Home que apoiará 100 projetos, envolvendo em particular as crianças; acolhimento de jovens ucranianos sinalizados pela Shakhtar Social a participarem em semanas de campos de férias e acesso a sessões de futebol, para proporcionar uma experiência positiva que os retire por um período de tempo do contexto de guerra", pode ler-se no anúncio publicado pelo clube da Luz.

Para além do apoio social, este acordo também abrange o apoio, por parte de técnicos ligados ao Benfica, na conservação do património do Shakthar Donetsk caso seja necessário.

"Apoiar na conservação de parte do espólio do Shakhtar Donetsk através da cooperação com a equipa técnica do Património Cultural do Sport Lisboa e Benfica; entre outras possibilidades de colaboração a definir entre as partes".

De referir que apenas há poucos meses atrás a 'Fundação Benfica', juntamente com a Fundação Shakhtar Social e o próprio clube ucraniano, ter lançando uma campanha de angariação de bens essenciais para enviar para a Ucrânia; a campanha culminou com o envio de seis camiões de seis toneladas cada.