O 'International Football Association Board' (IFAB) oficializou novas regras a aplicar no futebol mundial, já a partir da próxima temporada.

Em principal destaque está a regra relativa ao tempo que o guarda-redes terá para repor a bola em jogo. A partir de 2025/26, serão oito os segundos que os guardiões terão para recolocar a bola em jogo; caso esse tempo seja ultrapassado, será atribuído um pontapé de canto à equipa adversária.

Esta medida altera a atualmente m vigor, e que aponta a apenas seis segundos; contudo, tal período não é controlado pelo árbitro, levando muitas vezes a perda de tempo e quebra do ritmo de jogo.

A partir da próxima época, o tempo que o guarda-redes tem para repor a bola em jogo passa a ser monitorizado pelo árbitro da partida nos últimos cinco segundos, sendo atribuído um pontapé de canto caso esse tempo seja excedido.

Para além desta nova regra, foram aprovadas medidas que atribuem às federações nacionais autonomia para tornar ou não audíveis as decisões do vídeo-árbitro, e para decidir se apenas o capitão de equipa se pode dirigir ao juiz da partida, medidas atualmente em vigor no nosso campeonato.