Teve lugar esta terça-feira em Doha, no Qatar, a cerimónia dos prémios 'The Best', organizada pela FIFA para coroar as principais figuras do futebol mundial do último ano.

Vinicius Jr. venceu o prémio de melhor jogador do ano ao conquistar 48 pontos, mais cinco que o espanhol Rodri, segundo classificado, e onze que o colega de equipa Jude Bellingham.

Na vertente feminina a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmati. A jogadora espanhola bateu por larga margem Barbra Banda e Caroline Graham Hansen, segunda e terceira classificada respetivamente.

Nas balizas, o argentino Emiliano Martínez venceu o prémio de melhor guarda-redes. O guardião conquista esta distinção pela segunda vez na carreira, ficando à frente de Ederson e Unay Simon.

No que diz respeito ao futebol feminino, Alyssa Naeher foi eleita a melhor guarda-redes de 2024. A norte-americana liderou a votação, à frente da espanhola Cata Coll e da inglesa Mary Earps.

Do individual para o coletivo, o melhor onze de 2024 contou com o único português premiado. O central Rúben Dias fez parte do onze do ano, numa lista onde estiveram ainda Emiliano Martinez, Dani Carvajal, Antonio Rudiger, William Saliba, Jude Bellingham, Rodri, Toni Kroos, Erling Haaland, Lamine Yamal e Vinicius Junior.

Quanto aos treinadores, Carlo Ancelotti. O técnico do Real Madrid ficou à frente dos espanhóis Xabi Alonso e Luís De La Fuente.

Na categoria feminina o prémio foi para a inglesa Emma Hayes. A treinadora vence o prémio pela segunda vez, após o ter arrebatado em 2021. Hayes superou o espanhol Jonatan Giraldez e o brasileiro Arthur Elias.

Nos golos, o argentino Alejandro Garnacho, do Manchester United, venceu o prémio 'Puskas', pelo seu pontapé de bicicleta contra o Everton.

A vertente feminina ficou marcada por um pormenor curioso, uma vez que o prémio, intitulado 'Prémio Marta', foi ganho pela própria jogadora, pelo golo que marcou contra a Jamaica num encontro particular.

Veja a lista completa de vencedores:

Melhor jogador: Vinicius Jr.

Melhor jogadora: Aitana Bonmati

Melhor guarda-redes masculino: Emiliano Martínez

Melhor guarda-redes feminina: Alyssa Naeher

Melhor treinador: Carlo Ancelotti

Melhor treinadora: Emma Hayes

Melhor golo masculino: Alejandro Garnacho

Melhor golo feminino: Marta

Melhor adepto: Guilherme Gandra Moura

Prémio 'Fair-play': Thiago Maia