O Brasileirão está a terminar e, a duas jornadas do fim, o campeonato está ao rubro e há ainda a hipótese de tanto o Botafogo como o Palmeiras serem campeões. Apesar de estarem separados por apenas três pontos, a equipa de Artur Jorge é a favorita, não só por estar na frente, mas porque está num grande momento de forma.

Além de ter conquistado a Taça Libertadores no último fim de semana, ganhou vantagem ao emblema orientado por Abel Ferreira na semana passada, vencendo no Allianz Parque em confronto direto, por uns claros 3-1.

No entanto, sabemos que o futebol é pródigo em surpresas e, enquanto for matematicamente possível, nenhuma das equipas vai dar nada como garantido, por isso explicamos-lhe os cenários em cima da mesa e o que teria de acontecer para o Botafogo ser campeão já na 37.ª jornada, contra o Internacional (madrugada de quinta-feira, às 00:30).

Contas do Brasileirão

Antes de avançarmos para os cenários, é importante perceber que, em caso de igualdade pontual, os critérios de desempate são, por ordem, número de vitórias, saldo de golos, golos marcados, confronto direto, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e, por fim, a realização de um sorteio.

Com isto compreendido, e como Botafogo e Palmeiras estão muito equilibrados nos três primeiros critérios (21 vitórias cada, diferença de golos 28-27 e golos marcados 56-58), é fácil perceber que uma derrota do emblema orientado por Abel Ferreira é praticamente o xeque-mate a favor da equipa de Artur Jorge.

Caso o Botafogo vença o Internacional, poderá ser campeão se o Palmeiras perder ou empatar com o Cruzeiro (jogo à mesma hora), mantendo-se a luta aberta até ao final em caso de vitória de ambos.

Se o Botafogo empatar, tem que esperar por uma derrota do Palmeiras para se sagrar campeão já nesta 37.ª ronda e, em caso de derrota do 'Fogão', será tudo decidido na derradeira jornada.

Caso o emblema do Rio de Janeiro se sagre campeão, juntando o título à Libertadores para fazer a dobradinha, voltaria a festejar a conquista do campeonato brasileiro, 29 anos depois.  Esta equipa que deixou os adeptos em festa pela última vez era liderada pelo lendário Túlio Maravilha, que nessa época fez 50 golos em 53 encontros.

Esta seria a cereja em cima do bolo feito pelo 'pasteleiro' Artur Jorge, que pegou numa equipa completamente destruída mentalmente após ter perdido o Brasileirão 2023 para o Palmeiras, depois de ter tido uma vantagem de 13 pontos, e a transformou num grupo (potencialmente) campeão. Se não o conseguir, já ninguém lhe tira o mérito de ter vencido a Taça Libertadores, pela primeira vez na história do Botafogo.