A equipa do técnico holandês Louis van Gaal já tinha festejado o título por antecipação na jornada anterior, uma vez que o segundo classificado, o Schalke 04, teria de esperar que o Bayern perdesse hoje e vencer na deslocação a Mainz, por 17 golos de diferença. O Schalke não foi além de um empate sem golos.
A vitória da equipa da Baviera começou a desenhar-se logo aos 20 minutos de jogo, quando Olic fez 1-0, resultado com que se chegou ao intervalo.
Nos segundos 45 minutos, o Hertha, último classificado na liga e que já estava despromovido antes do derradeiro jogo da prova, conseguiu empatar aos 59 minutos, por Ramos, mas o holandês Robben acabou por restabelecer a diferença entre primeiro e último classificados, ao apontar os dois últimos golos do jogo, aos 74 e 87 minutos.
No final do jogo, em Berlim, jogadores, técnicos e dirigentes do Bayern de Munique receberam as medalhas e a salva de campeões nacionais, depois de uma época em que a equipa foi a mais concretizadora da prova, com 72 golos, e a defesa a menos batida, com 31, a par do Schalke 04.
O Bayern Munique, que vai ainda disputar a final da Liga dos Campeões, frente aos italianos do Inter de Milão, treinados pelo português José Mourinho, e a final da Taça da Alemanha, contra o Werder Bremen, apurou-se directamente para a fase de grupos da próxima edição da "Champions", tal como o Schalke 04.
O terceiro classificado, o Werder Bremen ganhou direito a disputar o "play-off" da Liga dos Campeões, enquanto Bayer de Leverkussen, quarto, Borussia de Dortmund, quinto e Estugarda, sexto classificados, conseguiram o apuramento para a Liga Europa.
O Bochum, que hoje perdeu em casa frente ao Hannover por 3-0 vai acompanhar o Hertha na descida de divisão, enquanto o Nuremberga, que hoje bateu o Colónia por 1-0, vai disputar a manutenção frente ao Augsburgo, da segunda liga.
O bósnio Dzeko, o Wolfsburgo, campeão da época passada e que terminou a prova deste ano no oitavo lugar, foi o melhor marcador da liga alemã, com 22 golos.
Comentários