O Borussia Dortmund anunciou hoje a contratação do turco Nuri Sahin como treinador da sua equipa principal de futebol, sucedendo a Edin Terzic, que qualificou a equipa alemã para a final da Liga dos Campeões.

“É uma grande honra para mim ser o técnico do Borussia Dortmund. Vou trabalhar desde o primeiro dia com energia e paixão para tornar este clube o mais bem-sucedido possível”, declarou o antigo internacional turco, de 35 anos, que venceu a Bundesliga pelo Dortmund, em 2011, como jogador.

Nuri Sahin, que disputou 274 partidas pelo Dortmund, representa a “geração mais jovem”, segundo o diretor-geral Lars Ricken, convicto de que ambos, enquanto ex-jogadores do clube, “irão trabalhar em estreita colaboração e com a máxima ambição”.

O novo técnico do Borussia Dortmund orientou o clube turco Antalyaspor, de 2021 a 2023, antes de regressar a Dortmund em dezembro, para coadjuvar Terzic, numa fase em que a equipa estava passar por dificuldades na Bundesliga.

O Dortmund terminou a temporada 2023/24 num dececionante quinto lugar na Bundesliga, mas fez um percurso brilhante na Liga dos Campeões ao eliminar os espanhóis do Atlético de Madrid, nos quartos de final, e os franceses do Paris Saint-Germain, nas meias-finais, apurando para a final frente ao Real Madrid, na qual seria derrotado por 2-0, apesar de ter realizado uma grande exibição.

A decisão de Terzic encerrar a sua ligação de mais de 10 anos ao Borussia Dortmund em vários níveis de responsabilidade técnica, não deixou de ser surpreendente por se tratar do seu clube do coração.

Sob o seu comando técnico, a equipa conquistou a Taça da Alemanha em 2021, exercendo o cargo em funções interinas que se estenderam alguns meses após substituir o treinador Lucien Favre.

No verão de 2022, já como treinador principal, teve uma temporada 2022/23 completamente alucinante, competindo pelo título com o Bayern Munique até ao fim, que viria a perder na derradeira jornada, ao empatar 2-2 em casa frente ao Mainz, quando lhe bastava ganhar.