A final da Liga dos Campeões, que o Dortmund perdeu com o Real Madrid foi a "última Dança" de Mats Hummels com a camisola amarela, uma vez que o defesa central terminou a segunda passagem pelo clube, aos 35 anos.

"O Borussia Dortmund e o defesa-central Mats Hummels vão seguir caminhos separados após mais de 13 anos de cooperação. Este é o resultado de uma conversa realizada esta semana entre o diretor-geral Lars Ricken, o diretor desportivo Sebastian Kehl e Mats Hummels", comunicou o Dortmund.

Chega assim ao fim uma ligação que durou 13 temporadas, com uma passagem de três anos pelo Bayern Munique pelo meio, sendo que foi mesmo no clube de que agora se despede que Hummels atingiu a plenitude das suas capacidades. Para trás, o central deixa 508 jogos, 38 golos e 19 assistências.

Além disso, fez questão de deixar ainda uma mensagem para os adeptos alemães. "Caros adeptos, a minha passagem pelo clube preto e amarelo está a chegar ao fim após mais de 13 anos. Foi uma grande honra e um enorme prazer para mim ter jogado no BVB durante tanto tempo e ter feito parte deste percurso desde janeiro de 2008. Este clube e os seus adeptos são algo de muito especial e, para mim, muito mais do que isso. Estou a torcer para que todos se voltem a encontrar na Borsigplatz o mais depressa possível para festejar. Até lá, estarei a torcer à distância e, espero, no estádio de vez em quando", escreveu Hummels.

Esta é a terceira saída de peso para a próxima temporada, depois da lenda Marco Reus ter anunciado que vai deixar o clube, bem como o treinador, Edin Terzic.