O ex-treinador do Bayern Munique, Udo Lattek, que orientou a equipa bávara derrotada na final da Taça dos Campeões Europeus de 1987 pelo FC Porto, faleceu no domingo aos 80 anos em Colónia, confirmaram hoje fontes do clube.
Nascido em Munique em 1935, Latek orientou os maiores clubes da Liga Alemã, sendo reconhecido como um dos treinadores de maior sucesso na Bundesliga, e a nível internacional dirigiu o FC Barcelona entre 1981 e 1983.
A sua trajetória como futebolista atravessou clubes como o Osnabruck e o Bayer Leverkusen, mas os seus maiores êxitos alcançou-os ao serviço do Bayern de Munique, Borussia Moechengladbach, Borussia Dortmund e Schalke.
No seu currículo soma um total de 15 grandes títulos, incluindo uma Taça dos Campeões Europeus, oito títulos da Bundesliga, três Taças da Alemanha, uma Taça UEFA e uma Taça do Rei com o FC Barcelona, ao qual chegou em 1981 para substituir Helenio Herrera e no qual teve sob seu comando técnico jogadores como Diego Maradona e Bernd Schuster.
Na final da Liga dos Campeões da época 1986/87, o FC Porto venceu o Bayern de Munique, orientado por Udo Lattek, por 2-1, ao dar a volta ao resultado na segunda parte com golos de Madjer e Juary.
Comentários