
A Escola de futebol da Associação Comunitária dos Amigos de Safende vai ser pioneira em Cabo Verde na utilização de bolas de última geração confecionadas de uma forma ecológica.
As bolas, com o mesmo tamanho e peso das requeridas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), têm mais resistências, não são não perfuráveis e são feitas de materiais ecológicas.
A entrega das dez bolas foi uma oferta da Embaixada Americana, e que contou com a presença do embaixador Donald Heflin e apadrinhado pelo selecionador nacional de futebol Lúcio Antunes.
Na ocasião, o embaixador norte-americano disse que este é um processo para dotar as escolas de futebol do país com essas bolas ecológicas, dado que as suas características vão ajudar economicamente as escolas, uma vez que são mais resistentes.
“É um projeto que nasceu com o cantor irlandês Gordon Matthew Thomas Sumner ‘Sting’, que na sua defesa ecológica deu a ideia da criação dessa bola para os países mais carenciados”, explicou.
Por sua vez, Lúcio Antunes enalteceu a parceria norte-americana na promoção do futebol cabo-verdiano, apontando que as “bolas resistentes vão reforçar o futebol dos bairros mais carenciados”.
Esta parceria acontece no quadro do apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em prol da dinamização do futebol cabo-verdiano, sendo que esta, conforme afiançou o embaixador norte-americano, vai culminar com distribuição de mais 90 bolas do tipo por diferentes escolas de futebol do pais.
Comentários