A temporada 2024/25 chegou ao fim para a equipa feminina do Sporting e vai entrar em curso uma reformulação no plantel. O clube leonino corre o risco de perder várias jogadoras e terá de se aplicar no mercado de transferências para fazer face às eventuais saídas.

São vários os nomes que estão em fim de contrato e alguns deles não deverão renovar. Foi o caso de Ana Borges que surpreendeu ao ser dispensada pelo clube de Alvalade, ao fim de nove anos e mais de 200 jogos de leão ao peito. Aos 34 anos, a internacional portuguesa vai viver uma nova experiência profissional e resta saber para que clube irá rumar.

Para além da saída da capitã leonina, Diana Silva seguirá o mesmo caminho e é praticamente certo que vai trocar de rivais. Segundo o jornal 'A Bola', Diana Silva assinou pelo Benfica por duas temporadas e vai protagonizar uma troca de cadeiras surpreendente na liga feminina.

Contudo, as internacionais portuguesas não vão ser as únicas a deixar Alcochete. A mesma publicação garante que Mariana Rosa, Vera Cid, Maria Ferreira e Jacynta Gala também não contam para a próxima temporada.

Outro dos nomes apontado à saída é da indiscutível guardiã leonina: Hannah Seabert. A guarda-redes norte-americana terá tido uma renovação proposta pelo Sporting, mas decidiu seguir outro caminho.

Estas são, pelo menos, as saídas dadas como certas ainda que existam mais jogadores em fim de contrato. É o caso de Fátima Pinto, Ana Capeta, Joana Martins, Andreia Norheim e Beatriz Fonseca. No entanto, a direção leonina continua a querer contar com estes nomes e propôs renovações de contrato que estarão a ser analisadas.

A intenção do clube é rejuvenescer a equipa, que perdeu a hegemonia no futebol feminino para o rival Benfica. Nos últimos quatro anos, as águias levantaram o galardão da liga nacional e as leoas ficaram a ver à procura de um ressurgimento. Até agora, não houve qualquer resposta verde e branca na liga feminina com mais um segundo lugar conquistado na presente temporada. Para além disso, esta época, o Sporting foi eliminado nos 'quartos' da Taça de Portugal e perdeu a final da Taça da Liga, ambos contra o Benfica. Este não era o desfecho esperado no início de 2024/25, depois de as leoas terem levado a melhor contra as encarnadas na Supertaça.

Ora, as saídas vão ser significativas e as entradas adivinham-se serem repletas de juventude. Têm surgido alguns rumores quanto às movimentações leoninas no mercado e o 'zerozero' aponta Michaely Bihina à sucessão a Seabert na baliza. A guardiã do Racing Power tem chamado a atenção na liga nacional e deverá ser a escolha da estrutura sportinguista.

Samara Lino, média do Torreense, também é dada como garantida no plantel verde e branco, segundo 'A Bola'. Para além da luso-brasileira, a colega de equipa e defesa sensação da turma de Torres Vedras Carolina Correia também é pretendida. Estas duas jogadores foram chamadas por Francisco Neto para a Seleção A feminina.

Também no meio-campo, Daniela Arques, do Levante, terá assinado pelo Sporting. A contratação da jogadora de 19 anos foi dada como certa pela imprensa espanhola e portuguesa.

Os próximos tempos vão ser repletos de novidades por parte do Sporting e a estruturação do plantel para a temporada que se aproxima promete trazer um várias caras novas ao serviço do clube leonino. Com muitas incertezas quanto ao que vai acontecer, o que é certo é que a equipa feminina leonina não vai ser como antes com a saída de figuras incontornáveis.