Portugal fechou hoje a sua participação na primeira fase de qualificação para o Europeu de futebol feminino sub-19 com um empate com a República Checa, 2-2, confirmando o apuramento para a segunda fase da competição.

Tanto portuguesas como checas já estavam apuradas após as duas primeiras jornadas do mini-torneio, que decorreu na Bósnia-Herzegovina (grupo B), pelo que o jogo, realizado em Sarajevo, apenas serviu para definir quem vencia o torneio, ficando a República Checa em primeiro, por "goal-average".

Ao intervalo, a República Checa ganhava, por 2-1, empatando Portugal na segunda parte. Um resultado insuficiente para o primeiro lugar, já que Portugal nas primeiras rondas somou duas vitórias tangenciais, sobre Macedónia e Bósnia-Herzegovina, tendo as checas registado duas goleadas.

Portugal e República Checa estão entre as 24 seleções que no final da primavera serão distribuídas por seis grupos de quatro, apurando-se então as equipas que vão competir na fase do Europeu 2013 do escalão.

No outro jogo do grupo, hoje disputado, a anfitriã do torneio, Bósnia-Herzegovina, derrotou a Macedónia por 2-0, terminando com três pontos, contra nenhum do adversário. Com sete pontos, República Checa ganha o grupo, com 17-3 em golos. Portugal tem igualmente sete pontos, mas 5-3 em golos.

Hoje, chegou a acreditar-se na vitória das comandadas de José Paisana, que chegaram ao golo através de Vanessa Malho, de livre direto, aos cinco minutos. Mas as checas não entregaram o jogo, procuraram o golo com determinação e empataram aos 20 minutos, por Šturmová, passando para a frente do marcador por Danihelková, aos 40.

A República Checa abrandou o ritmo na segunda parte, o que Portugal aproveitou para reequilibrar a contenda, com o golo de Diana Silva, aos 70. A mesma jogadora quase que deu a vitória a Portugal, volvidos três minutos, mas acertou no poste.

«Não era o resultado que estávamos à espera, mas acabámos por ficar satisfeitos», disse no final José Paisana, acrescentando: «É verdade que tivemos dificuldades em colocar o nosso jogo em prática no final do primeiro tempo, mas conseguimos dar a volta ao jogo e recuperámos na segunda metade, conseguimos recuperar da desvantagem e, pelo que fizemos no segundo tempo, acredito que merecíamos um bocadinho mais».

José Paisana reconhece que queria o primeiro lugar do grupo, mas que tal não era a preocupação principal. «Queríamos sobretudo proporcionar mais um momento de crescimento para a equipa, melhorar e preparar o futuro, passo a passo», explicou.

Jogo no estádio SRC Slavija, em Sarajevo.
Portugal - República Checa, 2-2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadoras:
1-0, Vanessa Malho, 05 minutos.
1-1, Eliska Šturmová, 20.
1-2, Nikola Danihelková, 40.
2-2, Diana Silva, 70.

Equipas:
- Portugal: Daniela Pereira, Matilde Fidalgo, Naná, Catarina Lopes, Joana Marchão, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Andreia Norton (Micas, 46), Mélissa Gomes (Filipinha, 90+2), Jéssica Silva (Diana Silva, 58) e Vanessa Malho.
(Suplentes: Bárbara Santos, Micas, Flávia Santos, Filipinha, Catarina Realista, Diana Silva e Mariana Coelho).
Treinador: José Paisana.

- República Checa: Sara Vršatová, Petra Tauberová (Adéla Šturmová, 88), Lucie Bažoutová, Alžbìta Blažková, Anna Dlasková, Lucie Hloupá, Tereza Krejèiøíková (Anita Maryskova, 78), Karolína Nováková, Nikola Danihelková, Eva Rychtarová (Šárka Brázdová, 67) e Eliska Šturmová.
(Suplentes: Klára Janštová, Aneta Dìdinová, Adéla Šturmová, Anita Maryskova, Šárka Brázdová, Tereza Bezdìková e Veronika Kinclová).
Treinador: Petr Èermák.
Árbitra: Anastasia Pustovoitova (Rússia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Petra Tauberová (39).