Jeremias Té Nitop Ndute, mais conhecido como Umpinsa, é um jovem jogador guineense de 20 anos que está a despertar interesse em vários clubes profissionais portugueses, nomeadamente o SC Braga (equipa B) e o Leixões, segundo o jornal O Jogo.

A jogar na Guiné-Bissau, um empresário de futebol ficou encantado com as qualidades de Jeremias, entrou em contato com alguns clubes portugueses e mostrou o vídeo com as qualidades do extremo esquerdo.

"Na minha primeira época, na primeira divisão na Guiné, perdemos o campeonato no confronto direto, mais ganhei o prémio de jogador revelação do campeonato ao serviço do Udib. Na minha segunda época conquistamos o campeonato guineense e fui o melhor marcador, tanto na Taça da Guiné (5 golos) e também no campeonato (8). Fui à seleção sub-23 e lá conheci o meu agora empresário que estava disposto a ajudar a desenvolver o meu futebol", disse Umpinsa, em declarações ao SAPO Desporto.

Jeremias 'Umpinsa' a representar o UDIB
Jeremias 'Umpinsa' a representar o UDIB Jeremias 'Umpinsa' a representar o UDIB

Jeremias 'Umpinsa', que chegou a Portugal em janeiro deste ano, destacou-se no campeonato guineense pela sua rapidez, boas assistências e golos marcados, mesmo sendo um defesa.

A representar atualmente a Associação Desportiva de Fafe, da Liga 3, Umpinsa está à espera de fechar um contrato profissional. Além dos dois clubes portugueses existe também a hipótese de fechar contrato com um clube francês.

"Esses dois clubes estão interessados, mais estou mais inclinado para fechar contrato com o clube francês", disse.