O fim de semana ficou marcado pela última jornada da fase regular do Campeonato de Portugal pela definição das equipas que vão disputar a 2ª Fase - Subida e as que já desceram às distritais

AD Marco, na série B, e CD Fátima, na série C, juntaram-se a Vitória Sport Clube B, União Paredes, Leça FC, O Elvas, Lusitano de Évora e Amora FC na disputa da fase de apuramento de campeão.

A última jornada confirmou a descida às distritais de quatro equipas, num total de 20. Nas séries B, C e D desceram na última ronda Guarda, Sporting Pombal, Moura e Fabril.

Série A
A última jornada serviu para cumprir calendário. O Vitória SC B, líder, terminou com um vitória, por 2-1, sobre o Vianense. O União Paredes que também já tinha garantido a subida há várias semanas empatou em casa com o Atlético dos Arcos. Dumiense, Atlético dos Arcos, Joane, Sandinenses e Pevidém não evitaram a despromoção.

Série B
O Leça FC terminou no primeiro lugar, mas o segundo posto foi disputado até ao final. AD Marco e SC Salgueiros tinham 50 pontos a partida para a derradeira jornada. As duas equipas venceram, na deslocação ao terreno do União de Lamas (4º), a AD Marco, por 2-0, e o Salgueiros, pelos mesmos 2-0, em casa com o Camacha. Qualificou-se a equipa do Marco de Canavezes que tinha vantagem no confronto direto. Na luta pela manutenção, Sporting Coimbrões, Marítimo da Madeira B, SC Régua e Gondomar já sabiam que iam jogar nos campeonatos distritais. Machico e Guarda estavam separados por três pontos e assim continuaram. Os madeirenses bateram o pé ao líder Leça (1-1) e o Guarda também não conseguiu ganhar - empate caseiro com o Régua -, sendo relegado.

Série C
O Elvas foi o líder incontestável da série e na última jornada ajudou o CD Fátima (2º, 49 pontos) ao derrotar o Arronches e Benfica (48 pontos) por 1-0. Se o terceiro classificado tivesse vencido o Elvas teria sido promovido, uma vez que o CS Fátima perdeu em Mortágua, por 2-0. União1919, Sertanense, CD Alcains e Pêro Pinheiro já desceram de divisão. Num selo da competitividade da prova, o Sporting de Pombal perdeu, em casa, por 3-1, frente ao Marinhense, que também lutava pela salvação, e acabou por ocupar a última vaga de descida às distritais. União 1919, Sertanense, Alcains e Pêro Pinheiro também vão jogar nos distritais.

Série D
Se no topo já tudo estava decidido, com as subidas de Lusitano de Évora e Amora, na luta pela fuga à despromoção Operário, Barreirense e Estrela FC eram as únicas equipas condenadas. Mesmo vencendo o Louletano no Barreiro, o GD Fabril acabou por descer. O Moura, derrotado pelo Amora, em casa, por 2-1, também não conseguiu evitar a despromoção.