A seleção moçambicana de futebol empatou hoje 1-1 em casa com Essuatíni, em jogo da terceira jornada do Grupo I de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN), que será disputada em Marrocos, em 2025.

Com este resultado, Moçambique continua em primeiro lugar do grupo, com cinco pontos, mas à condição, uma vez que também hoje jogam, em Bamako, o Mali e a Guiné-Bissau, que têm menos um jogo e somam quatro e três pontos, respetivamente.

Numa partida que dominaram completamente, os 'mambas' apenas abriram o ativo na segunda parte, aos 74 minutos, por Stanley Ratifo, jogador do BSG Chemi Leipzig, da Alemanha, após um cruzamento de Bruno Langa, que atua no Almería.

A equipa suázi reagiu ao tento da seleção moçambicana e empatou a partida por Mavuso, aos 80 minutos, num remate bem colocado, à entrada da grande área.

Com o resultado que conseguiu hoje, Essuatíni alcançou o seu primeiro ponto na prova, continuando na última posição, após três jogos disputados.

A seleção moçambicana contou com o contributo da sua estrela do momento, Geny Catamo, jogador do Sporting, mas atuou com pouco fulgor, dada a marcação cerrada a que foi sujeito, permeada com entradas faltosas dos jogadores adversários.

As duas seleções voltam a defrontar-se na segunda-feira, na África do Sul, onde a equipa suázi realiza as partidas que devia disputar em casa, devido à interdição dos seus campos, por falta de condições.

A CAN2025 realiza-se entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.