O Borrussia Dortmund qualificou-se hoje para a final da Taça da Alemanha de futebol, ao eliminar o Bayern Munique no desempate por grandes penalidades, no qual os bávaros falharam quatro remates.
Poucos dias depois de garantir o 25.º título de campeão alemão, o Bayern procurava qualificar-se para a final da Taça, para se manter na luta pelo ‘triplete’, uma vez que também está nas meias-finais da Liga dos Campeões, nas quais vai defrontar o FC Barcelona.
Os comandados de Pep Guardiola até se colocaram em vantagem, graças a um golo do polaco Robert Lewandowski, aos 29 minutos, na recarga a um primeiro remate ao poste.
Contudo, aos 75 minutos, o Dortmund conseguiu a igualdade, pelo gabonês Pierre Emerick Aubameyang, após uma assistência do arménio Henrikh Mkhitaryan.
Os bávaros, que protestaram veementemente duas grandes penalidades, por mão de Marcel Schmelzer (55 minutos) e por carga do guarda-redes a Lewandowski (116), jogaram os últimos 12 minutos do prolongamento em vantagem numérica, depois do esloveno Kevin Kampl ser expulso.
No desempate por grandes penalidades, o espanhol Xabi Alonso e o capitão Philip Lahm escorregaram e atiraram por cima, Mario Goetze permitiu a defesa ao guarda-redes australiano Mitchell Langerak.
Ilkay Gündogan e Sebastian Kehl marcaram os dois primeiros penaltis do Borussia Dortmund, antes de Mats Hummels ver Manuel Neuer adiar a qualificação com uma grande defesa.
Contudo, chamado a bater a quarta grande penalidade, Neuer acertou na barra e permitiu ao Borussia qualificar-se para a final, onde vai encontrar o Wolfsburgo, segundo da Liga alemã, ou o Bielefeld, da III divisão, que jogam na quarta-feira.
Atualmente no oitavo posto da Bundesliga, o Dortmund pode ‘salvar’ a época com a conquista da Taça da Alemanha, no ano da despedida do treinador Jurgen Klopp, que já anunciou a saída no final da temporada.
Além de ter ficado fora da final, Guardiola perdeu também Robben. O holandês voltou aos jogos, depois de quase um mês de ausência mas voltou a sair lesionado, numa altura em que se aproxima os encontros com o Barcelona, das meias-finais da Liga dos Campeões.
Na final o Dortmund irá defrontar o Arminia Bielefeld-Wolfsburgo. Klopp tem assim a oportunidade de sair do Signal-Induna Park com um título.
Comentários