O Ajax vai de mal a pior na Liga Neerlandesa de futebol. O emblema de Amesterdão perdeu no último fim de semana na visita ao Utrecht por 4-3, equipa que ocupava o último lugar da prova.

Esta foi quarta derrota seguida do Ajax na Eredivisie, resultado que atirou a equipa para um impensável penúltimo lugar da tabela classificativa, ao cabo de nove rondas.

A derrota não foi bem digerida por Rafael van der Vaart, antigo médio ofensivo neerlandês formado no emblema Amesterdão.

"Eu falo de forma independente. O que vejo é uma equipa de m... com jogadores de m...! Não podem continuar a jogar como o Ajax. Têm de assumir que não são melhores do que os adversários, porque simplesmente não têm qualidade para isso. Mesmo os bons jogadores desceram a este nível, não há muito que reste. Parece um bocado malvado [dizer isto], mas eles devem pensar como se fossem candidatos à descida neste momento. É muito triste, mas é a verdade", disse o antigo internacional pelos Países Baixos.

Rafael van der Vaart, que agora é comentador na emissora NOS, foi formado no Ajax. O antigo médio criativo jogou ainda em clubes como Real Madrid, Hamburgo e Tottenham.

A vitória do Utrecht permitiu-lhe somar seis pontos e ultrapassar o Ajax, que tem cinco pontos em menos dois encontros realizados.

Na próxima quinta-feira o Ajax vai tentar voltar aos triunfos, na Liga Europa, na visita ao o Brighton, jogo da terceira jornada da fase de grupos da prova. O clube neerlandês tem dois pontos no terceiro lugar, atrás do AEK de Atenas (primeiro, com quatro) e do Marselha (segundo, com dois) e à frente dos ingleses (últimos, com um).