Portugal procura na segunda-feira manter o seu caminho triunfante no apuramento para o Euro2024 de futebol, na receção ao Luxemburgo, rival de boa memória, num encontro em que o capitão Cristiano Ronaldo é baixa certa.

Após cinco triunfos na primeira cinco jornadas, algo inédito no futebol nacional, a seleção lusa recebe o segundo classificado do Grupo J e tem tudo para fugir ainda mais na liderança, perante um adversário que historicamente é bem ‘simpático’ para a equipa das ‘quinas’.

Em 20 duelos, Portugal apenas cedeu um empate e uma derrota e, a atuar em casa, leva nove vitórias em nove jogos, com um registo esmagador de 34 golos marcados e nenhum sofrido.

Depois do triunfo na Eslováquia (1-0) na sexta-feira, a seleção de Roberto Martinez chega ao jogo no Algarve com 15 pontos, cinco acima dos próprios eslovacos e do Luxemburgo, que partilham o segundo posto, num grupo em que Bósnia-Herzegovina e Islândia parecem cada vez mais longe da luta pelo apuramento.

Castigado, com cinco golos em cinco jogos, o capitão Cristiano Ronaldo é baixa certa na seleção portuguesa, com Gonçalo Ramos confirmado como seu substituto no ‘onze’ inicial frente ao Luxemburgo pelo selecionador Roberto Martinez, logo após o jogo em Bratislava.

A entrada do avançado do Paris Saint-Germain na equipa inicial é certa (caso não se lesione até lá), mas promete não ser a única alteração no ‘xadrez’ do técnico espanhol, que poderá voltar à tática dos três centrais, libertando os alas, como aliás aconteceu nos primeiros quatro jogos da fase de qualificação.

Vitinha, a surpresa no ‘onze’ frente à Eslováquia, poderá regressar ao banco de suplentes, com Danilo e Gonçalo Inácio a poderem ser apostas na defesa, caso Martínez decida voltar à tática antiga.

Com claras dificuldades físicas perante a Eslovénia, João Cancelo poderá igualmente fazer parte dos suplentes, com Pedro Neto ou Nelson Semedo a ‘meterem a mão no ar’ para renderem o agora jogador do FC Barcelona.

Figuras como Diogo Costa, Rúben Dias, Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rafael Leão parecem ter lugar ‘reservado’ no ‘onze’, assim, claro, como Gonçalo Ramos, que soube da sua titularidade três dias antes da partida.

Por seu lado, o Luxemburgo viaja para o Algarve após ter igualado o seu melhor registo de pontos numa qualificação (para o Euro1996 alcançou 10) e com uma nova ‘estrela’ na sua equipa, o avançado Yvandro Sanches, jogador de apenas 19 anos.

Dos quadros dos alemães do Borussia Mönchengladbach, Sanches, de origem cabo-verdiana, assinou um golo e uma assistência na sexta-feira perante a Islândia (3-1), sendo determinante no triunfo da equipa de Luc Holtz, já depois de ter marcado à Bósnia (2-0), em Zenica, na quarta jornada.