Circulou durante a noite de segunda-feira e ainda nesta terça-feira uma notícia, largamente difundida no Reino Unido, de que a Irlanda precisava de perder o seu próximo jogo de apuramento para o Euro2024, diante dos Países Baixos, para continuar a sonhar com um lugar na Alemanha em 2024.

Uma notícia gerada pela errada interpretação das regras da UEFA. Um dos dados que terá levado a esta interpretação está no ranking das duas seleções. Ora o ranking não é para aqui chamado já que a Irlanda e a Grécia estão em divisões diferentes na Liga das Nações.

Neste momento, a Irlanda está fora do Euro2024. Isto porque no seu grupo, a França já se apurou, a outra vaga será entre os Países Baixos e a Grécia, ambos com 12 pontos, mas com os neerlandeses a terem menos um jogo.

Os Países Baixos qualificam-se diretamente se vencerem a República da Irlanda. Já a Grécia fica sem hipóteses de chegar aos dois primeiros lugares e será confirmada no play-off se os Países Baixos vencerem a República da Irlanda.

A Grécia, como vencedora de um dos grupos da Liga das Nações (Liga C), estará sempre no play-off, caso não consiga o apuramento direto. O mesmo acontece com os Países Baixos que venceram o seu grupo na Liga A.

Alemanha (anfitrião), Portugal (Grupo J), Espanha e Escócia (Grupo A), França (Grupo B), Turquia (Grupo D), Bélgica e Áustria (Grupo F) já estão apuradas para a fase final do Euro2024.

Estes foram os vencedores dos grupos da Liga das Nações:
Liga A: Países Baixos, Croácia, Espanha, Itália
Liga B: Israel, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Escócia
Liga C: Geórgia, Grécia, Turquia, Cazaquistão

Mas vamos por partes.

Vinte equipas irão garantir os seus lugares na fase final na Alemanha através da fase de grupos de apuramento (os dois primeiros classificados de cada grupo). As outras três vagas serão garantidas através de um play-off, a disputar entre 21 e 26 de Março de 2024. Haverá seis meias-finais a 21 de Março de 2024 e três finais a 26 de Março de 2024, sendo que as três equipas vencedoras nesses jogos irão completar o alinhamento da fase final do Euro com 24 participantes.

Estas últimas três vagas serão disputadas por 12 equipas, selecionadas com base no seu desempenho na Liga das Nações 2022/23 – nomeadamente os vencedores dos grupos das Ligas A, B e C, mas se já estiverem qualificados, serão substituídos pela próxima equipa melhor classificada na sua liga. Se não houver equipas não qualificadas suficientes na mesma liga, então a escolha passará para a próxima liga, terminando com a Liga D.

Se menos de quatro equipas de uma liga participarem no play-off, a primeira vaga disponível é atribuída ao vencedor do grupo com melhor classificação da Liga D, a Estónia.

As vagas restantes são então alocadas com base no ranking geral da Liga das Nações 2022/23 para as seleções com melhor classificação que ainda não se apuraram, sujeitas à restrição de que os vencedores dos grupos das Ligas A, B e C não possam disputar o play-off com equipas com melhor classificação.

Como segundo princípio, os lugares em aberto no play-off são atribuídas às equipas mais bem classificadas da mesma liga que não se tenham apurado, com base na classificação geral da Liga das Nações de 2022/23, desde que estejam disponíveis 4 equipas da liga.

Liga C: As vagas do play-off inicialmente atribuídas à Grécia (se a Grécia se apurar via qualificação) e à Turquia (já apurada) são atribuídas ao Luxemburgo e ao Azerbaijão, que são as equipas mais bem classificada da Liga C, completando assim as quatro vagas atribuídas à Liga C.

Liga B: As vagas do play-off inicialmente atribuídas à Escócia (já apurada) e à Sérvia (se se apurar, é 2.ª no seu grupo), serão atribuídas à Finlândia e à Ucrânia, que são as equipas que se seguem na classificação da Liga B.

Liga A: Estão disponíveis quatro vagas no play-off, mas apenas três equipas da Liga A, os Países Baixos, a Polónia e o País de Gales não se qualificariam diretamente, de acordo com o ranking atual.

Em conformidade com a alínea d) do artigo 16.02 do regulamento da competição, uma das vagas disponíveis é atribuída ao vencedor do grupo mais bem classificado da Liga D, a Estónia.