Portugal defronta a Eslováquia a 13 de outubro, no Estádio do Dragão, e a Bósnia-Herzegovina, três dias depois, e depois de revelar a convocatória para esses compromissos, o selecionador nacional, Roberto Martínez, explicou as suas opções, das quais se destacam a chamada do jovem médio João Neves, do Benfica.

O técnico espanhol revelou que fez uma primeira pré-comvocatória com 42 nomes e que esta foi mesmo a lista mais complicada que teve de elaborar. Depois, falou ainda do facto de Portugal ir ser um dos orgtanizadores do Mundial2030.

Chamada de João Neves: "É mais um passo na evolução como futebolista. Este ano ele está a liderar a sua equipa. Contra o FC Porto foi o homem do jogo e tem tido muito bons desempenhos na Champions. É um passo em frente e agora tem de lutar ainda mais para dar outros passos em frente na carreira".

Ausência de nomes como Paulinho, Bruma, Matheus Nunes ou Pedro Gonçalves: "Foi a lista mais difícil para nós, porque fizemos uma pré-lista com 42 jogadores e foi muito difícil. Acho que não há nenhum jogador que não merecia continuar da última convocatória. Há vários jogadores a atuarem na melhor competição de clubes, como o Diogo Leite, o Bruma ou o Matheus Nunes. Acho que o Galeno é um jogador muito útil, como é o João Mário do FC Porto, o William Carvalho que voltou de lesão. Nós agora temos um grupo de convocados ainda maior, essa é a realidade. Mas isso é uma boa notícia para o futebol português. Há realmente muita competitividade e todos têm de continuar a trabalhar para estarem prontos para a seleção".

Portugal muito perto do apuramento. Próximos jogos pode servir para dar maior rotatividade: "Agora temos um estágio de extrema importância. Ganhar frente a Eslováquia é assegurar o Europeu e essa é a nossa grande prioridade. Preparar esse jogo da melhor forma. Nós temos muito mais do que 26 jogadores convocáveis. Depois veremos como iremos aproveitar os restantes estágios".

Galeno é hipótese para o futuro: "Eu preciso de saber tudo como selecionador e por isso faz parte do meu trabalho falar com os treinadores. Eu já falei com o Amorim, o Conceição, o Schmidt e o Artur Jorge. Obviamente falando com o treinador tenho acesso a outro tipo de informação. O Galeno é um jogador muito vertical, mas também muito polivalente. Um jogador destro que gosto muito de ver atuar na ala esquerda do ataque".

Ramos ou Ronaldo no onze titular? "Precisamos de jogadores que joguem bem e tenham responsabilidade. Nós precisamos de jogadores como o Gonçalo Ramos, o Jota ou o Ricardo Horta. Ronaldo não jogou contra o Luxemburgo, mas antes teve uma grande importância. Para mim não é uma situação entre Gonçalo ou o Ronaldo. Eu opto pelos jogadores que estão em melhores condições".

Portugal vai acolher o Mundial2030 e Martínez gostaria de ainda ser o selecionador: "Gostaria, até porque seria uma fase de qualificação muito fácil. Acho que é uma grande alegria. O futebol é uma oportunidade para marcar um país. Vocês já tiveram a experiência do Euro2004. O Mundial é uma forma de mostrar o trabalho que estamos a fazer e deixará um legado único neste país. Jogar um Mundial em casa pode ser o objetivo e a motivação de muitas crianças. O Mundial’82 em Espanha motivou imenso o meu povo e motivou-nos a trabalhar de outra forma".