A UEFA vai reunir-se, na próxima terça-feira, com os representantes das suas 55 federações, num encontro que terá também a presença dos directores da Associação Europeia de Clubes e das Ligas Europeias, e de um representante da FIFPro. Esta reunião será por video-conferência e está agendado para terça-feira, 17 de Março, de modo a discutir a resposta do futebol europeu ao surto do Covid-19.
De acordo com o jornal francês 'L´Equipe', da reunião sairá a decisão de adiar o Euro2020 por um ano, devido ao surto de Covid-19 que assola a Europa. Além da decisão sobre o Europeu de futebol, a ser disputado em 12 cidades diferentes pela primeira vez, o organismo que rege o futebol europeu deverá avançar para a suspensão da Liga dos Campeões e Liga Europa. Também será decidido o que fazer sobre as competições de seleções jovens, futsal e futebol feminino.
Tudo vai depender da evolução do surto de Covid-19 nos vários países da Europa mas se o organismo liderado por Aleksander Ceferin optar por adiar o Euro2020 por um ano, isso irá acarretar problemas de calendário. É que no verão de 2021 já está agendado o Mundial de Clubes da FIFA, prova que foi remodelada e que terá 24 clubes pela primeira vez. Além disso, nesse mesmo período teremos a fase final da Liga das Nações: ambos os títulos, Europeu e Liga das Nações estão nas mãos de Portugal.
O Europeu de futebol será disputado durante um mês. Está previsto para ser jogado de 12 de junho a 12 de julho, com 24 equipas em 12 países, num total de 51 jogos. Pelo que mudar esta prova para o próximo verão, implicaria mexer no calendário da Liga das Nações, já que ambas não podem coincidir.
Com várias provas de futebol suspensas em toda a Europa, com Ligas paradas e com a grande incógnita sobre a evolução da pandemia nos vários países, nesta altura nada se pode avançar e são mais as dúvidas que certezas. É preciso ter em consideração que algumas ligas podem não terminar em junho.
Neste momento há também uma grande incógnita nas provas da UEFA. Alguns jogos da Liga Europa foram adiados, outros da Liga dos Campeões suspensos, sem data para a sua realização.
Comentários