Cristiano Ronaldo, o jogador de 39 anos, mais de metade dos quais dedicados ao futebol, conta com um 'portfólio' de investimentos diversificado, passando pela hotelaria, estética e, mais recentemente, pelas porcelanas, movimentando milhões por ano.

Classificado pela revista Forbes como o atleta mais bem pago do mundo em 2023, ano em que terá faturado mais de 240 milhões de euros, o CR7 anunciou hoje a entrada no capital da Vista Alegre e a criação de uma nova empresa com este grupo.

O capitão da seleção portuguesa de futebol passa a ser dono de 10% do capital da Vista Alegre Atlantis, tendo ainda acordado a compra de 30% do capital da Vista Alegre Espanha.

A Vista Alegre e o internacional português anunciaram também a criação, “em partes iguais”, de uma empresa no Médio Oriente e Ásia para fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naqueles mercados.

O Grupo Vista Alegre, que produz porcelana, faiança e grés, totalizou, em 2023, vendas de 129,6 milhões de euros.

Esta operação foi anunciada ao mercado menos de um ano após ter sido confirmada a entrada do futebolista na, à data, Cofina Média, que passou a chamar-se Medialivre, que agrega títulos como o Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado, TV Guia, Flash e Máxima.

Do portfólio da Medialivre, e consequentemente de Ronaldo, faz também parte o canal NewsNow, que é lançado na próxima segunda-feira.

Também em 2023, o madeirense adquiriu uma participação na Chrono24, uma plataforma de vendas 'online' de relógios de luxo, que chegam a ultrapassar os 500.000 euros.

A Chrono24, que foi fundada em 2023, agrega mais de meio milhão de relógios de mais de 3.000 vendedores profissionais e 30.000 particulares de 100 países.

Já em 2021, CR7 tinha apostado numa área de negócio alternativa ao entrar no capital da Insparya, grupo, até então conhecido como Saúde Viável, que se dedica à área da saúde, nomeadamente aos transplantes capilares.

As unidades portuguesas de Lisboa, Porto e Vilamoura adotam, assim, o nome da clínica de Madrid, aberta em março de 2019, fruto da sociedade formada entre o grupo e Cristiano Ronaldo, detida em 50% por cada uma das partes.

A Insparya tem clínicas em Braga, Lisboa, Porto, Quarteira, Viseu, Barcelona, Bilbau, Madrid, Marbella, Valência, Milão e Moscate.

Foi também em 2021, que o futebolista, que se prepara para a sexta participação no campeonato na Europa, abriu, em parceria com a norte-americana Crunch, três ginásios no Porto. O investimento nesta operação nunca foi conhecido.

Os ginásios CR7 Fitness by Crunch estão hoje em Aveiro, Badajoz, Madrid, Grandia, Jaén, Matosinhos, Prelada, Porto, Rivas e Valência.

A chegada de Ronaldo ao mundo da hotelaria aconteceu em 2016, quando foi anunciada uma ‘joint venture’ de 75 milhões de euros entre o grupo Pestana e Cristiano Ronaldo para a construção de quatro novos hotéis – Funchal, Lisboa, Madrid e Nova Iorque -, e criação da marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels, dedicada aos ‘millenials’ (geração que nasceu entre 1981 e 1996).

Cerca de dois anos depois, o CR7 Pestana chegou a Marrocos e a sua expansão não fica por aqui, estando a nascer uma unidade em Paris, num investimento de mais de 60 milhões de euros.

Uma das parcerias mais antigas de Ronaldo é a Herbalife, empresa de saúde e bem-estar, com a qual já trabalha há mais de 10 anos, dando a cara por produtos destinados a melhorar a nutrição e o desempenho desportivo.

Cristiano Ronaldo, que é dono das empresas CR7 Lifestyle e CR7 SA, através das quais detém algumas destas participações, tem ainda o seu nome ligado a negócios como a marca de água mineral URSU, a aplicação de fitness e nutrição Erakulis, além de ter coleções de óculos de sol (CR7 Eyewear), roupa interior (CR7 Underware), perfumes (CR7 Fragances) e calçado (CR7 Footwear).

O futebolista conta também com parcerias com a Nike, 7EGEND, zujuGP, Clear, Binance, Free Fire, UFL, Domum Septem, MTG, Jacob & Co e Whoop.

Com mais de 630 milhões de seguidores no Instagram e 170 milhões no Facebook, o jogador português, que não dá sinais de querer abrandar, tem vindo a ser a aposta de muitas empresas para campanhas publicitárias, com as quais chega a faturar perto de 90 milhões de euros.

De acordo com uma listagem da empresa HopperHQ, o internacional português cobrou, no ano passado, 3.234.000 dólares (quase três milhões de euros) por cada publicação no Instagram, à frente de personalidades como Messi (2.597.000 dólares), Selena Gomez (2.558.000 dólares) ou Kylie Jenner (2.386.000 dólares).

A todos estes negócios, soma-se a sua principal atividade profissional: o futebol. Ronaldo tem um contrato de mais de 200 milhões de euros por ano, até 2025, com Al Nassr, clube saudita.