Tic, tac. Tic, tac. Faltam poucas horas para a Seleção portuguesa defrontar a França, naquela que é considerada uma das finais antecipadas do Campeonato da Europa na Alemanha. Para além de ser um dos grandes jogos em cartaz, esta é também uma das partidas que traz bastantes memórias tanto a portugueses, como a franceses e, é claro, ao Éder.
Sabemos que a primeira coisa que se recorda quando falamos num Portugal-França é a vitória em 2016, com o golo emblemático de Éder ao minuto 109 do período de compensação, mas há muita mais história para além da conquista portuguesa em Paris.
Recorde as melhores imagens da conquista do Euro2016
O jogo desta sexta-feira será o 29.º confronto entre portugueses e gauleses, desta feita, a França torna-se a segunda equipa com mais jogos frente a Portugal, apenas atrás de 'nuestros hermanos'. Apesar do jogo que vem logo à cabeça dos portugueses ser a vitória no Euro2016, a verdade é que França leva uma grande vantagem no histórico entre as duas seleções, com dezanove vitórias, três empates e apenas... seis vitórias lusas.
Contudo, nos últimos quatro encontros as contas estão mais equilibradas com uma vitória portuguesa (sim, a de 2016), uma gaulesa (em 2020/21 para a Liga das Nações) e dois empates a contar para a Liga das Nações e para a fase de grupos do Euro2020.
A verdade é que o golo do Éder no Stade de France veio colocar um 'ponto final' numa hegemonia francesa que já reinava há dez jogos, sempre com vitórias dos 'bleus'.
Os encontros entre Portugal e França são por norma pautados pelo equilíbrio no marcador, com as vitórias mais expressivas a serem um 4-0, em 1927 a favor da equipa das quinas, e mais recentemente a favor dos franceses, em 2001.
Este será o nono jogo entre as duas seleções no século XXI, contudo, apenas quatro jogadores lusos conseguiram marcar contra a seleção gaulesa. Consegue adivinhar quem são? Claro que é escusado voltarmos a referir Éder (ou então não).
- Nuno Gomes foi o primeiro jogador a marcar aos franceses no séc. XXI, no Euro2000, na derrota, por 1-2, nas meias finais.
- Foi preciso esperar 14 anos para voltarmos a gritar 'golo' frente aos gauleses, com Ricardo Quaresma a reduzir na derrota, por 1-2, no particular em 2014.
- Em 2016 foi 'feriado nacional' depois do golo de Éder.
- Mais recentemente, Cristiano Ronaldo estreou-se a marcar frente à equipa de Didier Deschamps com um bis, de grande penalidade, no empate a dois golos, na fase de grupos do Euro2020.
Recorde nesta fotogaleria o último jogo entre Portugal e França no Euro2020
Curiosamente, o empate a dois golos no Euro2020 pôs fim a um período em que Portugal não marcava dois tentos num jogo aos franceses há... 25 anos. Na altura, num particular em 1996, Fernando Couto e Rui Costa fizeram os golos na derrota por 2-3.
Apesar de se ter estreado a marcar frente aos gauleses no Euro2020, falar em Cristiano Ronaldo é falar em golos e em melhores marcadores. Com o bis no último encontro, o avançado do Al Nassr entrou na lista dos melhores marcadores empatado com Matateu, Jordão, Eusébio e José Manuel Martins. Mas, há dois jogadores que se destacam frente aos gauleses, com quatro golos cada um: Peyroteo e Pepe (não o central, o do Belenenses).
Sem contar com os dois jogos da Liga das Nações, em 2020, este será o quinto jogo entre Portugal e França em fases finais a eliminar de Europeus e Mundiais, sendo que, será a primeira vez que as duas equipas se defrontam nos quartos de final. Esta será ainda a terceira vez consecutiva que as duas seleções se defrontam no Campeonato da Europa. Mais uma vez, a história sorri aos 'bleus' com três vitórias e uma derrota. Ainda se lembra quais foram os jogos?
- Meia final do Eur01984 - Portugal 2-3 França (após prolongamento): Jean-François Domergue (24' e 114'), Michel Platini (119') e Rui Jordão (74' e 98').
- Meia final do Euro2000 - Portugal 1-2 França (após prolongamento): Nuno Gomes (19'), Thierry Henry (51') e Zinedine Zidane (117' gp).
- Meia final do Mundial2006 - Portugal 0-1 França: Zinedine Zidane (33' gp).
- Final do Euro2016 - Portugal 1-0 França (após prolongamento): Éder (109').
Outra das curiosidades deste jogo é que se disputa no dia em que se cumprem os 18 anos do duelo entre estas duas seleções no Campeonato do Mundo de 2006, também na Alemanha, mas em Munique. Escusado será dizer que o único jogador que ainda continua no ativo pela seleção passado dezoito anos é Cristiano Ronaldo, inclusive, do lado francês, depois do pai Lilian Thuram ter defrontado Portugal há quase duas décadas atrás, agora é o filho, Marcus, quem pode defrontar a equipa das quinas. Esperamos agora é que a história desse jogo não se repita...
Comentários