Gareth Southgate não resistiu a mais uma final perdida de um Campeonato da Europa. Esta terça-feira, a seleção de Inglaterra recorreu às suas redes sociais para anunciar o despedimento do selecionador nacional deixando um agradecimento pelos 102 jogos ao leme dos 'três leões'.

"Depois de 102 jogos e quase oito anos, Gareth Southgate informou que vai deixar o papel de selecionador dos Três Leões", pode-se ler na publicação da rede social X, antigo Twitter.

A decisão acabou por partir de Southgate que sai "como um inglês orgulhoso", admitindo que "foi a honra de uma vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra".

"Significou tudo para mim, e dei tudo. Mas é tempo de mudança, e de um novo capítulo. A final de domingo frente à Espanha em Berlim foi o meu último jogo como selecionador inglês", afirmou num comunicado publicado no site da Associação de Futebol Inglesa (FA).

Nos oito anos ao serviço da seleção inglesa, Southgate participou em duas finais consecutivas de Europeus, em 2020 e 2024, em que perdeu frente a Itália e Espanha, respetivamente, e a uma meia-final de um Mundial, em 2018.