O português Pedro Proença foi hoje nomeado pela UEFA para o terceiro jogo da fase final do Euro2012, dois dias depois de ter considerado o melhor árbitro do primeiro escalão da temporada 2011/2012 em Portugal.
O trabalho de Pedro Proença na fase final do Euro2012 foi agora reconhecido pela UEFA com nova nomeação, agora para o encontro entre a Inglaterra e a Itália, dos quartos de final, marcado para domingo, em Kiev.
Pedro Proença estreou-se nesta fase final a 14 de junho, na goleada por 4-0 da Espanha, campeã europeia e mundial, sobre a República da Irlanda, na segunda jornada do Grupo C. Na terça-feira, orientou o encontro entre a França e a Suécia, jogo da terceira e última jornada do Grupo D, que os escandinavos, já eliminados, venceram por 2-0.
O jogo entre a Inglaterra e a Itália pode encerrar campanha de Pedro Proença no Euro2012, isto se Portugal vencer a República Checa na quinta-feira e se apure para as meias-finais da prova.
O árbitro lisboeta tem cumprido a melhor época desde que recebeu as insígnias da FIFA, em 1993, num percurso coroado, até ao momento, com a final da Liga dos Campeões, ganha pelo Chelsea ao Bayern de Munique, nas grandes penalidades.
Ainda na principal competição europeia de clubes, e além da final, Pedro Proença arbitrou três outros jogos da fase de grupos e mais um dos oitavos de final.
A nível interno, foi o árbitro de três “clássicos” do campeonato, um deles na Luz entre o Benfica e o FC Porto, um jogo que terminou com a vitória dos portistas por 3-2 e que gerou alguma polémica, por o terceiro golo ter sido apontado por Maicon em posição irregular.
No “currículo” dos jogos mais importantes arbitrados por Pedro Proença em Portugal estão os dois confrontos para a liga entre FC Porto e Sporting, um empate 0-0 em Alvalade e uma vitória por 2-0 dos bicampeões nacionais no Dragão.
Comentários