O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, afirmou hoje, à chegada a Copenhaga, que a seleção nacional de futebol, que terça-feira defronta a Dinamarca, irá «erguer bem alto a bandeira de Portugal».
O governante, que viajou com a comitiva, comunga da confiança comedida até aqui revelada relativamente ao desafio que vai decidir o Grupo H de apuramento para o Euro2012.
«A seleção parece transmitir claramente a convicção de que reconhece o seu próprio valor, embora reconheça também o do adversário», afirmou o governante.
Questionado sobre o exemplo que o sucesso do futebol português pode transmitir à restante sociedade, Alexandre Mestre lembrou a vontade de vencer, mesmo faltando apenas um ponto para conseguir o objetivo.
«Começa logo quando se coloca a possibilidade de um empate ser suficiente para atingir o objetivo, mas a mentalidade deles é a de querer ganhar o jogo», disse.
Segundo Alexandre Mestre, o futebol é um bom exemplo: «A sociedade tem que ver aqui um exemplo de sucesso, de gente que faz com que o nome do nosso país seja conhecido», disse, recordando outros exemplos.
«Há muitos jovens portugueses empreendedores e de sucesso que estão no estrangeiro, mas que não são tão conhecidos como os do futebol», frisou.
Alexandre Mestre concluiu: «Os de futebol, que são mais conhecidos, devem ser a imagem de marca para acreditarmos que, em Portugal e no estrangeiro, os portugueses nunca são inferiores e sabem-no provar em momentos decisivos».
Comentários