A República Checa garantiu um lugar nos quartos-de-final do Euro2020 ao bater por 2-0 os Países Baixos em Budapeste. Depois de um primeiro tempo com ocasiões de golo para os dois lados, Mathis de Ligt foi expulso a meio do segundo tempo, abrindo caminho ao triunfo dos checos que, em superioridade numérica, marcaram por duas vezes.
Pela frente, nos quartos-de-final, a República Checa vai agora ter pelo caminho Dinamarca a em Baku.
Países Baixos dominam, mas melhores oportunidades pertencem à República Checa
Favoritos à entrada para o encontro, depois de três vitórias seguras em três jogos na fase de grupos, os Países Baixos entraram mandões no jogo, como seria de esperar. Menphis Depai e De Ligt visaram a baliza contrária nos minutos iniciais, mas a República Checa não se limitava a defender.
E, aos poucos, os checos também começaram a chegar com perigo na grande área contrária, ao ponto de serem mesmo deles as principais ocasiões de golo dos primeiros 45 minutos. Barak e Soucek, porém, não as conseguiram aproveitar e o nulo persistiu até ao intervalo.
Erro imperdoável de De Ligt abre caminho à surpresa
A segunda parte começou com a melhor oportunidade de golo dos Países Baixos no jogo. Grande pormenor de Depay a deixar Malen em excelente posição, este levou a melhor sobre o último defesa checo mas, na cara do guarda-redes contrário, viu este tirar-lhe a bola dos pés com uma excelente intervenção.
E, logo na jogada seguinte, o lance que iria ditar o rumo do jogo: pontapé longo para meio do meio campo 'laranja', De Ligt, apertado por um adversário, aborda mal o lance, escorrega e acaba por cortar o esférico com a mão. O árbitro até começou por lhe mostrar apenas o cartão amarelo mas, alertado pelo VAR, reavaliou o lance e decidiu-se mesmo pela cartolina vermelha.
Com mais um homem em campo, a República Checa não tardou a marcar. Livre lateral, bola batida para o segundo poste, Kalas a amortecer de cabeça e, também de cabeça, Holes atirou para o fundo das redes.
Os Países Baixos tentaram responder, mesmo em inferioridade numérica, mas não raramente criaram perigo e, balanceados para o ataque, viram a República Checa consumar a surpresa a dez minutos dos 90. Holes, que tinha marcado o primeiro, assistiu desta feita Schick para o 2-0. Foi o quarto golo do atacante checo neste Euro2020 e...o cheque mate na partida.
Comentários