A Alemanha anunciou hoje a sua candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de futebol de 2029, através de Bernd Neuendorf, presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), competindo com Portugal, Dinamarca e Suécia.
Segundo o dirigente germânico, este evento pode dar um "impulso extra" ao futebol feminino na Alemanha, pelo que garantiu que vai lutar para conquistar a organização junto da UEFA.
No início do mês, também a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) avançou com a candidatura ao torneio, que conta ainda com o interesse formal da candidatura conjunta da Dinamarca e da Suécia, além da intenção já manifestada pela Polónia.
Em maio, a Alemanha perdeu para o Brasil a candidatura para organizar o campeonato mundial feminino de 2027, e a decisão da UEFA sobre a sede do Euro2029 vai ser divulgada em 2025.
A Alemanha é o país mais bem-sucedido na competição, criada em 1984, com oito títulos. As atuais campeãs são as inglesas, vitoriosas em 2022, em Wembley, por 2-1, precisamente contra a Alemanha, que foi o país anfitrião do Euro2024 de futebol masculino e já organizou o Euro feminino em 1988, na Alemanha Ocidental, e em 2001.
O secretário-geral da DFB, Heike Ullrich, considerou a Alemanha como um "anfitrião confiável", com "excelente infraestrutura de estádios e grande cooperação entre as cidades-sede".
O processo de candidatura ao Euro2029 arrancou em 23 de julho último, quando a UEFA determinou que as federações interessadas em acolher a competição tinham até 24 de setembro para manifestarem interesse.
O calendário prossegue com a publicação dos requisitos, em 01 de outubro, seguindo-se as entregas do dossiê preliminar de candidatura, em 12 de março de 2025, e do final, em 28 de agosto, até à decisão, prevista para dezembro de 2025.
De acordo com a UEFA, as propostas devem incluir oito estádios, um com pelo menos 50 mil lugares, três com mais de 30 mil e quatro acima dos 20 mil.
Os países anfitriões asseguram automaticamente a presença na fase final.
Portugal já esteve presente em duas edições, em 2017, nos Países Baixos, e em 2022, em Inglaterra, sem nunca superar a fase de grupos.
Comentários