Uma entrada a todo o gás lançou hoje o Benfica para a goleada por 4-0 no estádio do SFK 2000 Sarajevo e a segunda ronda da fase de qualificação da Liga dos Campeões feminina de futebol.

Os golos de Catarina Amado, aos seis minutos, e Cristina Prieto, aos 11, sentenciaram muito rapidamente a final do Grupo 1 da primeira ronda do caminho dos campeões, que decorreu na capital da Bósnia-Herzegovina, cabendo a Chandra Davidson, aos 25, e Marie Alidou, aos 68, dar maior expressão ao triunfo.

Depois de se terem imposto às dinamarquesas do Nordsjaelland, por 3-1, nas meias-finais, a equipa lisboeta deparou-se ainda com mais facilidades na final e manteve-se em busca da quarta presença consecutiva na fase de grupos da ‘Champions’, na quinta participação.

As tetracampeãs nacionais submeteram as bósnias a uma pressão asfixiante e recolheram dividendos de imediato, com golos de Catarina Amado, aos seis minutos, aproveitando erros sucessivos da defesa adversária, e Cristina Prieto, aos 11, com um remate colocado no interior da área.

O Benfica dilatou a vantagem aos 25 minutos, graças a um sensacional remate de fora da área de Chandra Davidson, e ficou muito perto de concretizar o quarto golo, mas o livre marcado por Nycole Raysla acertou na barra da baliza do SFK 2000 Sarajevo e o 3-0 prevaleceu ao intervalo.

O início da segunda parte foi a antítese da primeira e a monotonia só foi quebrada aos 68 minutos, quando Marie Alidou decidiu desferir um poderoso remate de longe, mas o golo notável da canadiana não inspirou a formação treinada por Filipa Patão para mais ousadias e o jogo arrastou-se até ao apito final da árbitra albanesa Emanuela Rusta.

Para aceder à fase de grupos, o Benfica terá ainda de ultrapassar a segunda ronda de qualificação, que integra os 11 vencedores da ronda inicial, além do Slavia Praga, Roma e Hammarby, e cujo sorteio se realiza na segunda-feira, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).

Na época passada, as ‘encarnadas’ – que poderão ter a companhia das rivais do Sporting na fase de grupos – conseguiram um apuramento histórico para os quartos de final, nos quais foram eliminadas pelo Lyon, recordista de títulos, com oito, que acabou derrotado na final pelo FC Barcelona.

Jogo no Estádio Olímpico, em Sarajevo.

SFK 2000 Sarajevo, Bos – Benfica, Por 0-4.

Ao intervalo: 0-3.

Marcadoras:

0-1, Catarina Amado, 06 minutos.

0-2, Cristina Prieto, 11.

0-3, Chandra Davidson, 25.

0-4, Marie Alidou, 68.

Equipas:

- SFK 2000 Sarajevo: Aleksic, Kameric, Smiljkovic, Velagic (Zukic, 46), Sabanagic, Pezelj (Terzic, 89), Spahic, Bratovic (Milanovic, 46), Krso, Medic (Hadzikadunic, 73) e Krajnic (Piskic, 83).

(Suplentes: Hasanbegovic, Golubovic, Mirkovic, Hadzihajdarevic, Zukic, Vujadin, Piskic, Kuljanin, Abdukic, Terzic, Hadzikadunic e Milanovic).

Treinadora: Samira Hurem.

- Benfica: Rute Costa (Thais Lima, 71), Catarina Amado, Laís Araújo, Carole Costa (Joana Silva, 46), Chandra Davidson, Pauleta (Lund, 61), Andreia Faria, Beatriz Cameirão, Marie Alidou, Nycole Raysla (Letícia Almeida, 46) e Cristina Prieto (Neide Guedes, 46).

(Suplentes: Lean Pauels, Thais Lima, Joana Silva, Lund, Andreia Norton, Letícia Almeida, Ucheibe, Anna Gasper e Neide Guedes).

Treinadora: Filipa Patão.

Árbitra: Emanuela Rusta (Alb).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Krajnic (39), Sabanagic (51) e Pezelj (75).