O Benfica venceu ontem confortavelmente o Valadares Gaia por 4-1, em encontro da primeira mão das meias-finais da Taça da Liga feminina de futebol, no Seixal, e colocou-se em vantagem para a segunda mão, prevista para fevereiro.

Com golos de Andrea Falcón (08 minutos), Lúcia Alves (48), Nycole Raysla (53) e Marie Alidou (83), as ‘encarnadas’ deram um passo decisivo rumo à final da competição, apesar de Malu Schmidt (90) ainda ter reduzido ao 'cair do pano', e terminaram a gerir o desgaste para um mês sobrecarregado, em que ainda têm mais cinco encontros para disputar.

As detentoras do troféu entraram praticamente a vencer com o golo de Andrea Falcón (08), assistida por Andreia Faria, mas não criaram mais situações flagrantes até ao intervalo, com exceção de um golo anulado a Jéssica Silva (16), por fora de jogo.

Na segunda parte, a equipa orientada por Filipa Patão entrou disposta a resolver o encontro cedo e chegou ao 3-0 em apenas oito minutos, com golos de Lúcia Alves (48), a concluir uma boa combinação com Nycole Raysla, e desta a aproveitar um erro da guarda-redes Erin Seppin (53) num pontapé de canto.

Numa das raras aproximações do Valadares Gaia à baliza ‘encarnada’, Malu Schmidt (77) desperdiçou clamorosamente uma situação de superioridade numérica na grande área, pouco antes de Marie Alidou (83), assistida por Anna Gasper, ampliar para 4-0 e de Schmidt (90) se ‘redimir’ ao assinar o golo de honra das visitantes, na recarga a uma defesa incompleta de Lena Pauels.

Nessa altura, já há muito que a treinadora Filipa Patão tinha esgotado as substituições para gerir a utilização de metade da equipa tendo em vista o calendário sobrecarregado que o Benfica enfrenta até ao fim do mês.

As ‘encarnadas’ fizeram o primeiro jogo deste ano, também frente ao Valadares Gaia, no domingo, para a I Liga, e ainda vão defrontar o Racing Power (dia 14) e o Torreense (28) para o campeonato, o Famalicão (21) para a Taça de Portugal, e o Rosengard (25) e o FC Barcelona (31) para a Liga dos Campeões.