Aficionados do desporto rei do município do Songo na província do Uíge manifestaram-se esta segunda-feira, regozijados pela ascensão, sábado último, da formação da União FC do Uíge ao Girabola2014, 27 anos depois sem a presença uigense na competição.
O vice-presidente do grupo Recreativo Desportivo do Songo, Faustino Manuel, depois de enaltecer o esforço empreendido pelo governo provincial que foi o principal patrocinador e promotor desta agremiação desportiva, durante a prova, admitiu que a subida de uma equipa do Uíge a maior competição angolana irá incentivar os jovens locais a competir cada vez mais no desporto.
«Sem o apoio do governo a União não conseguiria chegar a este patamar. É uma alegria porque há muito que esperávamos este feito, visto que a sua subida à 1ª divisão significa muita coisa. Isto vai fazer com que as equipas grandes possam vir cá ao Uíge e jogar de igual para igual com a nossa equipa, o que fará bem também aos seus adeptos que nunca tiveram a oportunidade de vê-los de perto», disse.
Para não descer de divisão, o dirigente chamou a atenção da direção do clube para a necessidade de se evidenciar sinergias para a contratação de novos valores para que a formação fosse coesa, com vista a representar da melhor maneira possível a província.
Assegurou que muitos jogadores que atuam nas equipas como 1º de Agosto, Petro Atlético de Luanda, Kabuscorp do Palanca e outros são do Uíge, admitindo que caso a União consiga criar condições propícias para o efeito, alguns destes darão a sua contribuição a formação uigense.
«Há muitos jovens que estão motivados com esta notícia. Esperamos que os naturais e amigos do Uíge e os empresários locais se juntem ao esforço do governo para que a União FC do Uíge tenha sucessos nesta competição. Chegou o momento da direção do clube deslocar-se aos municípios por forma a procurar aqueles melhores atletas e mobilizar os sócios para o êxito da equipa», disse.
A província do Uíge volta a ter um representante na maior competição angolana de futebol, 27 anos depois de em 1986, perder esperanças com as formações do Futebol Clube e os Construtores do Uíge.
O município do Songo situa-se a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, possui uma população estimada em 44 mil habitantes, na sua maioria jovem.
Comentários