O Campeonato Angolano de futebol da primeira divisão "Girabola2019/2020" deve ser concluído em simultâneo com as provas da Confederação Africana (CAF).
A posição é do presidente do Petro de Luanda, Tomás Faria, em entrevista à rádio 5, tendo realçado que as cinco jornadas restantes podem ser disputadas em período similar às meias-finais da Liga dos Campeões Africanos.
O responsável afirmou que, em função da COVID -19, que se propaga pelo mundo, o caminho é obedecer às organizações nacionais e internacionais, retornando aos campos apenas após o seu total combate.
Para o líder “tricolor”, ao contrário de outros países africanos, onde se cogitam a anulação dos respectivos campeonatos nacionais, em Angola tal situação não se coloca por faltarem apenas cinco jornadas, realizáveis em tempo curto.
O Girabola é liderado pelo Petro de Luanda com 54 pontos, seguido pelo 1º de Agosto com 51 e menos um jogo.
Em caso de conquista, o Petro quebrará um jejum de dez anos desde o 15º troféu, enquanto o 1º de Agosto arrebata o quinto título consecutivo (penta) e o 14º no geral.
As duas formações defrontam-se na 26ª ronda.
Esta reflexão de Tomás Faria surge numa altura em que várias correntes do associativismo desportivo sugerem o fim imediato da prova tendo em conta o atual posicionamento da tabela classificativa.
Enquanto isto, a Federação Angolana de futebol (FAF) emitiu um comunicado de imprensa dando conta que qualquer decisão sobre o fim prematuro da competição terá de ser em consenso com os clubes concorrentes.
Comentários