Cristiano Ronaldo continua a fazer história e está cada vez mais perto de se tornar no futebolista com mais golos marcados em jogos oficiais no ano civil de 2023, entre clubes e seleções.

Esta noite, num jogo em que atingiu mais um marco histórico, ao chegar aos 1000 jogos oficiais ao serviço de clubes, o internacional português bisou pelo Al Nassr frente ao Al Ittihad e chegou aos 53 golos no presente ano, ultrapassando Harry Kane e Kylian Mbappé no topo da lista de maiores goleadores do ano. Agora, só Erling Haaland (com 50 golos até ao momento em 2023) poderá eventualmente ultrapassar ainda Ronaldo.

Neste momento, Cristiano Ronaldo lidera então a lista de futebolistas com mais golos com mais golos marcados em jogos oficiais no ano civil de 2023, com 53 remates certeiros. Seguem-se Kane e Mbappé, com 52 golos, mas quer o inglês (pelo Bayern), quer o francês (pelo Paris Saint-Germain) já não vão disputar mais nenhum jogo até ao início de 2024.

Em 4.º está, então, Haaland. Antes do final do ano, o City vai ainda defrontar para a Premier League inglesa o Everton já esta quarta-feira e ainda o Sheffield United no sábado, dia 30, mas o norueguês, que não joga desde 6 de dezembro devido a lesão, está em dúvida para esses encontros. E Ronaldo também ainda tem mais um jogo para disputar antes do fim de 2023: o Al Taawon, igualmente dia 30 de dezembro, para a Liga saudita.

Melhores marcadores do ano civil de 2023:

1.º Cristiano Ronaldo (Al Nassr e Portugal): 53 golos (1 jogo por disputar até ao final do ano)

2.º Harry Kane (Tottenham/Bayern Munique e Inglaterra): 52 golos (sem mais jogos para disputar até ao final do ano)

2.º Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain e França): 52 golos (sem mais jogos para disputar até ao final do ano)

4.º Erling Haaland (Manchester City e Noruega): 50 golos (2 jogos por disputar até ao final do ano)

Al Nassr pressiona Al Hilal de Jorge Jesus

Quando ao jogo, frente ao Al Ittihad, campeão saudita em título, o Al Nassr, treinado por Luís Castro, até nem entrou da melhor maneira e viu-se em desvantagem à passagem do quarto de hora. Mas Ronaldo empatou de grande penalidade e ainda antes do intervalo Talisca fez a cambalhota no marcador.

O Al Ittihad ainda restabeleceu a igualdade, a abrir a segunda parte, mas Ronaldo não tardou, então, a bisar - novamente de penálti, com o tal golo que o isolou no topo da lista de melhores marcadores do ano - e a partir daí o Al Nassr partiu em definitivo para a vitória, com dois golos de Sadio Mané a fecharem as contas em 5-2.

O resultado mantém o Al Nassr na segunda posição da tabela classificativa, com 43 pontos, agora a sete do líder Al Hilal, treinado por Jorge Jesus. Quanto ao Al-Ittihad, é sexto classificado, com 28.

Ainda outro recorde possível para Ronaldo

Os dois golos de Cristiano Ronaldo permitem-lhe ainda estar à beira de mais um recorde. Em 2023, Ronaldo soma 31 golos na Liga saudita, sendo que ao longo da História apenas dois jogadores conseguiram fazer melhor. Omar Al Somah apontou 33 golos em 2016 e Abdul Razzaq Hamdallah marcou 35 em 2019.