O futebol não descansa e este fim de semana houve mais uma jornada nos principais campeonatos europeus. Entre reviravoltas e resultados desnivelados houve futebol para todos os gostos e feitios. Uma certeza é que no topo das classificações não houve mudanças apesar das dificuldades.
Inglaterra é, por norma, uma das ligas mais apaixonantes semana após semana. Esta ronda não desiludiu e manteve a craveira elevada no que diz respeito à qualidade do futebol. À partida, o Manchester City continua a sua senda de vitórias na Premier League. Os comandados de Pep Guardiola estão com um registo histórico e mantém a vantagem sobre os perseguidores na Liga Inglesa. Nesta ronda, os ‘citizens’ ainda estiveram a perder com o Huddersfield, mas foram capazes de fazer a reviravolta para conquistar os três pontos.
No jogo grande da jornada em Inglaterra, o Liverpool recebeu o Chelsea em Anfield Road. Os ‘reds’ estiveram a vencer por intermédio de Salah já na segunda parte do encontro, mas Willian empatou o jogo e ditou o resultado final que ficou fixado no 1-1. Dois pontos perdidos para cada lado e um Manchester City em fuga.
Destaque ainda para os encontros de Manchester United e Watford que conseguiram alcançar os três pontos. Os ‘red devils’ orientados por José Mourinho bateram o Brighton por 1-0 com um autogolo marcado por Dunk. Momento de infelicidade para o jogador do Brighton que deixou felizes os adeptos do Manchester United que foram a Old Trafford assistir ao encontro dos 'red devils'.
Em Newcastle, Marco Silva levou de vencida os ‘magpies’ por 3-0. A equipa do treinador português continua a fazer uma boa campanha e segue agora na 8ª posição da Liga Inglesa. O triunfo nesta 13ª jornada foi conquistado com golos de Will Hughes, um autogolo de Yedlin e Andre Gray. O Watford encontra-se perto dos lugares que, no fim da época, dão acesso às competições europeias.
Confira a classificação em Inglaterra
Jornada de surpresas na Alemanha
A jornada deste fim de semana fica marcado pelos resultados de Borussia Dortmund e Bayern de Munique na Bundesliga. O conjunto orientado por Peter Bosz empatou com o Schalke 04 num encontro insólito no futebol moderno. No Signal Iduna Park, o Dortmund aparentava levar uma tarde tranquila, uma vez que, aos 25 minutos, vencia por 4-0, mas na segunda parte, o Schalke 04 protagonizou uma reviravolta épica e empatou o encontro 4-4 com um tento aos 90+4 minutos. (confira o resumo do jogo aqui). Raphael Guerreiro alinhou de início e fez um dos golos da formação do Dortumund.
Já o Bayern de Munique foi surpreendido pelo Borussia M’Gladbach. Os pentacampeões da Bundesliga foram derrotados por 2-1 na visita ao conjunto germânico que segue na quarta posição. Os bávaros estiveram a perder por 2-0 com tentos de Thorgan Hazard, irmão de Eden Hazard do Chelsea, e Matthias Ginter. Na segunda parte, Arturo Vidal ainda reduziu para os atuais campeões da Bundesliga. O deslize com o Borussia M’Gladbach é a primeira derrota desde que Jupp Heynckes regressou ao comando técnico da equipa.
Destaque ainda para o triunfo do RB Leipzig, em casa, sobre o Werder Bremen. Sem Bruma que não saiu do banco de suplentes, a equipa germânica venceu a formação de Bremen por 2-0. Keita e Bernardo fizeram os golos da vitória dos segundos classificados da Liga Alemã
Confira a classificação na Alemanha
Valência recebeu Barcelona enquanto Real Madrid viu Ronaldo marcar no triunfo 'merengue'
Em Espanha, o destaque ia para o embate entre o Valencia e o Barcelona no Estádio Mestalla. O embate entre primeiro e segundo classificado era o jogo grande da jornada terminando empatado 1-1. Para a história ficam os golos de Rodrigo que deu vantagem ao clube ‘Che’ e de Jordi Alba que fez o empate após um passe açucarado de Messi.
Antes de qualquer golo, Messi introduziu a bola dentro da baliza de Neto, mas o árbitro não entendeu assim. O guarda-redes ex-Juventus deu um ‘frango’ ao deixar fugir a bola que transpôs a linha de golo na totalidade. No entanto, os reflexos do guardião a tirar a bola de dentro da baliza ‘enganando’ os juízes.
Nélson Semedo foi titular na equipa do Barcelona enquanto André Gomes ficou de fora das opções de Ernesto Valverde. Do lado do Valencia, Gonçalo Guedes entrou no segundo tempo e foi uma dor de cabeça para a defensiva blaugrana.
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid venceu o Málaga por 3-2 num encontro complicado para os homens orientados por Zidane. Os ‘merengues’ estiveram a vencer por duas vezes e das duas vezes permitiram o empate ao Málaga. Foi perto do fim que chegou o triunfo do Real Madrid com um golo de Cristiano Ronaldo. O avançado português falhou a conversão de uma grande penalidade - Roberto, ex-Benfica defendeu-, mas marcou na recarga para dar o triunfo ao Real Madrid que recupera dois pontos ao Barcelona.
Confira a classificação em Espanha
PSG ‘descola’ do perseguidor direto
Em França, o destaque claro vai para a vitória do PSG sobre o Mónaco por 2-1. No regresso de Mbappé ao reduto dos monegascos depois de ter saído para representar os parisienses, os homens de Unai Emery levaram a melhor sobre a equipa de Leonardo Jardim e ‘descolaram’ no topo da Ligue 1. Edinson Cavani e Neymar (grande penalidade) marcaram para os 'forasteiros' enquanto João Moutinho reduziu quando faltava dez minutos para o final da partida.
Em Nice, Anthony Lopes foi titular no Lyon, mas não teve muito trabalho na goleada da sua equipa sobre o Nice por 5-0. Depay bisou na partida enquanto Cornet, Diaz e Maolida fecharam o resultado. O Lyon subiu para o segundo posto da Ligue 1.
Destaque ainda para o triunfo do Dijon que contou com 'marca' portuguesa. Xeka, médio ex-SC Braga fez um dos golos na vitória por 3-1 sobre o Toulouse. O resultado permite ao Dijon subir dois lugares na classificação, para 11.º, com 18 pontos, a sete da zona de acesso à Liga Europa.
Confira a classificação em França
Nápoles soma e segue na liderança da Serie A
O Nápoles continua líder da Serie A e não aparenta estar disposto a abdicar da posição tão cedo. Na 14ª jornada, Jorginho foi decisivo na vitória por 1-0 sobre a Udinese que garantiu os três pontos e a liderança. Na perseguição, a Juventus venceu o Crotone sem dificuldades por 3-0 no Juventus Stadium. Mandzukic, De Sciglio e Benatia marcaram os golos dos atuais campeões italianos.
Em Milão, situações diferentes para as duas equipa da cidade. O AC Milan com André Silva nas escolha titulares não foi além de um empate 0-0 com o Torino e afunda-se mais na tabela classificativa. Sem golos no encontro, o momento da noite foi protagonizado por Leonardo Bonucci que levou o filho para junto dos adeptos do Torino, clube que o jovem apoia. (confira o momento emotivo entre Bonucci e o filho no final da partida)
Já o Inter de Milão, com João Cancelo e João Mário no banco de suplentes, venceu o Cagliari com Icardi a manter a veia goleadora que tem demonstrado nos últimos tempos. O avançado argentino bisou enquanto Brozovic fez o terceiro golo das contas milanesas. Pavoletti diminuiu para a equipa italiana.
Comentários