O mais recente estudo semanal apresentado pelo CIES Football Observatory olha para os 100 defesas do mundo com as melhores estatísticas no que ao jogo aéreo diz respeito, de acordo com um índice calculado a partir do número de duelos ganhos pelo ar tendo em conta o tempo de jogo, a frequência de duelos aéreos na sua equipa e o nível desportivo dos jogos disputados.
Na frente surge o central neerlandês Virgil van Dijk, do Liverpool, seguido do sul-coreano Min-jae Kim, do Bayern de Munique. A fechar o pódio encontramos um português: Danilo Pereira, médio-defensivo agora utilizado recorrentemente como defesa central no Paris St-Germain e na seleção nacional.
Nos cinco primeiros lugares encontramos outros dois defesas que atuam nas cinco principais ligas europeias: o inglês Jamaal Lascelles, do Newcastle United, e o francês Dan-Axel Zagadou, do Estugarda.
No que toca à Primeira Liga portuguesa, o primeiro jogador surge ainda dentro do Top-15. Trata-se de Sebastian Coates, do Sporting, no 12.º lugar desta lista. Curiosamente, logo atrás do central uruguaio do Sporting encontra-se Lucas Veríssimo, central brasileiro que no último ano esteve cedido pelo Benfica ao Corinthians. Também nos 15 primeiros da lista surgem outros dois jogadores que passaram pelo campeonato português: Willyan Rocha (representou várias épocas o Portimonense e agora joga no CSKA Moscovo) e Henrique Trevisan (pertenceu ao Estoril, chegou a jogar pelo Famalicão e agora atua no FC Tokyo)
Há ainda mais três jogadores da Primeira Liga portuguesa no Top-100 e um deles é português: Filipe Relvas, central do Portimonense. Os outros dois são Chidozie, do Boavista, e Aderllan Santos, do Rio Ave.
O paraguaio Lucas Quintana, do Cerro Porteño, é o jogador mais jovem no top 100 (19 anos), enquanto o mais velho é o consagrado Sergio Ramos, do Sevilha (37,8 anos, que se encontra logo no 7.º lugar
Considerados para o estudo estão apenas jogadores que atuaram pelo menos 900 minutos em jogos do escalão principal dos respetivos campeonatos nacionais na atual temporada.
Comentários