
Francisco Conceição esteve este fim-de-semana em destaque entre os futebolistas portugueses que atuam lá fora e o seu pai também ganhou, com uma assistência de outro internacional luso. Também houve um golo português na Bundesliga, enquanto em Inglaterra só um dos quatro treinadores portugueses teve razões para sorrir.
Olhamos para como se portaram neste fim-de-semana de jogadores e treinadores portugueses nas principais Ligas europeias.
Inglaterra: Marco Silva venceu duelo 'luso', Amorim voltou a perder
Em Inglaterra, a vida continua complicada para Ruben Amorim, com o Manchester United a sofrer mais uma derrota, desta feita contra o Tottenham. Bruno Fernandes e Diogo Dalot alinharam os 90 minutos. Foi a 8.ª derrota do United na Premier League em 14 jogos sob as ordens de Amorim, com a turma de Old Trafford a cair para o 15.º lugar da tabela.
Em duelo de treinadores portugueses, Marco Silva levou a melhor sobre Nuno Espírito Santo, com o Fulham a receber e vencer por 2-1 o Nottingham Forest, por quem Jota Silva só alinhou nos cinco minutos finais. O Forest, ainda assim, segue num impressionante 3.º lugar, enquanto o Fulham subiu a 8.º
O outro treinador português em prova, Vítor Pereira, viu o seu Wolverhampton dar luta ao líder Liverpool, mas acabou derrotado por 2-1 em Anfield. Diogo Jota foi titular nos Reds, nos Wolves alinharam José Sá, Nelson Semedo, Toti Gomes e Gonçalo Guedes.
Sem portugueses de início, o Manchester City bateu por 4-0 o Newcatle. Ruben Dias ainda recupera de lesão, Bernardo Silva não saiu do banco e só Matheus Nunes jogou os dois minutos finais. No Chelsea, Pedro Neto jogou 65 minutos na pesada derrota do Chelsea (3-0) em casa do Brighton,
Fábio Carvalho jogou um minuto na vitória do Brentford sobre o West Ham e Mateus Fernandes os 90 na derrota do 'lanterna vermelha' Southampton frente ao Bournemouth. Beto marcou na vitória do Everton em casa do Crystal Palace.
Itália: Conceição - pai e filho - em destaque
Na Serie A houve jogo grande, entre Inter e Juventus, e foi um português a decidi-lo, com Francisco Conceição a assinar o único golo da partida. Já leva cinco golos e cinco assistências esta temporada. Outro português, Renato Veiga, reforço de inverno do emblema de Turim, jogou os 90 minutos. Quem segue sem jogar é Alberto Costa, uma vez mais suplente não utilizado.
Em Milão, o pai de Francisco, Sérgio Conceição, viu o Milan vencer também por 1-0 e igualmente com um internacional português em destaque. Num jogo em que começou no banco, Rafael Leão saltou do banco para fazer a assistência para o golo que valeu três pontos aos Rossoneri, que contaram com João Félix de início.
Noutros campos, Nuno Tavares voltou a ser titular na Lazio, que empatou 2-2 com o Nápoles, Danny Mota ficou em branco no nulo do Monza com o Lecce, num jogo em que Pedro Pereira também esteve em campo. Do outro lado, pelo Lecce, Danilo Veiga alinhou nos 20 minutos finais.
França: Portugueses no banco em Paris, Paulo Fonseca goleia ao leme do Lyon
Em França, o Paris Saint-Germain segue tranquilo no topo, tendo neste fim-de-semana batido fora o Toulouse por 1-0. A novidade é que, desta vez, não houve portugueses de início. Começaram todos no banco: Vitinha entrou aos 63 minutos, Gonçalo Ramos aos 74, João Neves aos 89 e Nuno Mendes nem chegou a entrar.
No terceiro jogo sob as ordens de Paulo Fonseca, o Lyon obteve a segunda goleada consecutiva, ao vencer por 4-1 em casa do Montpellier, e é 6.º na tabela, antes de defrontar o PSG na próxima ronda.
Quem teve uma noite para esquecer foi Anthony Lopes, que foi buscar a bola ao fundo das redes por sete vezes na derrota por 7-1 do Nantes frente ao Monaco. André Gomes jogou um minuto na vitória do Lille sobre o Rennes, Diego Moreira 87 minutos na vitória por 3-0 do Estrasburgo sobre o Lens e Aurélio Buta 45 na derrota por 1-0 do Stade Reims na receção ao Angers.
Espanha: Só dois portugueses em campo
Na La Liga, só dois portugueses jogaram neste fim-de-semana. Domingos Duarte foi uma vez mais titular e esteve os 90 minutos no centro da defesa do Getafe, que venceu fora o Girona por 2-1, enquanto André Almeida também foi titular no Valencia, mas só esteve em campo 55 minutos e viu a sua equipa, antepenúltima classificada, empatar 1-1 na visita ao Villarreal.
Alemanha: Tiago Tomás marcou mais um
Por fim, na Bundesliga, o destaque vai para Tiago Tomás. O avançado de 22 anos formado no Sporting foi titular e assinou um golo na vitória do Wolfsburgo por 2-1 fora de portas sobre o Estugarda. Foi o seu sexto golo da época.
Menos feliz foi outro avançado luso, André Silva, que saltou do banco ao intervalo mas não foi capaz de impedir a derrota caseira do Werder Bremen, por 3-1, ante o Hoffenheim. O outro português em campo nesta ronda da Bundesliga, Diogo Leite, também saiu derrotado, com o Union Berlim a perder 2-1 em casa com o Borussia Mönchengladbach.
O jogo grande da jornada, que terminou com um nulo entre o campeão Bayer Leverkusen e o líder Bayern Munique, não teve portugueses em campo. João Palhinha continua a contas com problemas físicos e Raphael Guerreiro esteve no banco, mas de lá não saiu.
Comentários