Mais um fim de semana com portugueses em destaque nos principais campeonatos lá fora. Houve golos lusitanos em França, Inglaterra e Itália. Na Arábia Saudita, um duelo entre técnicos portugueses terminou com sete golos e o reforço de mais um recorde.
Inglaterra: Palinha novamente Palhão
O grande jogo da ronda não teve muita história. Manchester City e Arsenal empataram a zero e viram o Liverpool disparar na liderança (67 pontos). Rúben Dias e Bernardo Silva foram titulares nos Cityzens (64 pontos), Fábio Vieira não saiu do banco nos Gunners, vice-líderes com 65 pontos.
A alcateia portuguesa do Wolverhampton perdeu na deslocação ao terreno do Aston Villa. José Sá, Toti Gomes e Nélson Semedo foram os únicos lusos em campo. O Wolves é 10.º com 41 pontos, mais um que o Chelsea.
Quem marcou foi João Palinha, no frenético Sheffield United-Fulham que terminou empatado a três. O médio fez o primeiro dos Cottagers, orientados por Marco Silva, que passaram de 1-3 para 3-3 nos instantes finais, um deles um golaço do brasileiro Rodrigo Moniz. O Fulham é 11.º com 39 pontos.
Em Londres, Bruno Fernandes bem tentou mas viu o seu Manchester United salvar um ponto na deslocação ao campo do Watford, muito graças a uma grande exibição do guarda-redes André Onana. Os Red Devils, que também tiveram o português Diogo Dalot no onze, pareciam ter os três pontos no bolso quando Mason Mount marcou aos 90+6 mas, três minutos depois, o central Kristoffer Ajer deu alguma justiça ao resultado. O United ocupa o 6.º posto com 48 pontos, já a onze pontos dos lugares de Champions.
Ainda na Premier League, Beto marcou na derrota do Everton no terreno do Bournemouth. Os Toffies são 16.º na tabela.
França: Não há Mbappé, há Vitinha e Gonçalo Ramos
Com Mbappé apagado, substituído e amuado, foram dois portugueses quem brilharam pela equipa da cidade luz. Vitinha e Gonçalo Ramos marcaram no triunfo do PSG no terreno do Marselha, quando os campeões franceses jogavam com menos um, graças a expulsão do brasileiro Lucas Beraldo. Os parisienses também tiveram Danilo em grande plano, a jogar a central. A equipa de Luis Enrique lidera com mais 12 pontos que o sensacional Brest, 2º colocado.
O Lille, de Paulo Fonseca, voltou aos triunfos na receção ao Lens (2-1), e mantem o 4.º posto, a três pontos do Mónaco e a seis do 2.º colocado.
Itália: Rafael Leão na crista da onda
Rafael Leão está de volta aos grandes jogos. O extremo português esteve em destaque na vitória do AC Milan no reduto da Fiorentina (2-1), na 30.ª jornada, com um golo e uma assistência no seu jogo 200 pelo clube italiano. Foi o o 11.º golo de Rafael Leão esta temporada pelos ‘giallorossi’. A equipa de Milão soma agora 65 pontos, após a quarta vitória seguida, e tem mais seis do que a Juventus, seguindo a distantes 11 pontos do rival Inter Milão, líder e que ainda não jogou na 30.ª jornada.
O campeão Nápoles, com Mário Rui a titular, perdeu na receção a Atalanta, dando seguimento a uma época frustrante. O Nápoles é apenas 8.º com 45 pontos.
Espanha: João Félix decisivo nos culés
João Félix voltou a mostrar qualidades ao saltar do banco para ajudar na vitória do Barcelona diante do Las Palmas, na ronda 30 da La Liga. Três minutos depois de estar em campo, o português fez um passe fantástico para o único golo do jogo, marcado pelo ex-Sporting Raphinha. O Barça continua a oito pontos do líder Real Madrid.
Rui Silva voltou a ser titular na derrota do Bétis diante do Girona por 3-2. Os béticos tiveram ainda William Carvalho a partir dos 62 minutos. O Bétis é 7.º com 42 pontos, mais um que o Valência, que empatou a zeros com o Maiorca. André Almeida não saiu do banco do emblema Ché, Samu Costa foi lançado aos 35 minutos nos maiorquinos.
Alemanha: Raphael Guerreiro derrotado pela antiga equipa
Na Alemanha o Bayern Munique, de Raphael Guerreiro, continua a afundar-se e o título é cada vez uma miragem. Os bávaros foram derrotados pelo Borussia Dortmund, antiga equipa do lateral português, e já estão a 13 pontos do líder e imparável Bayer Leverkusen, ao cabo de 27 rondas.
Tiago Tomás não saiu do banco na vitória do Wolfsburgo (14.º com 28 pontos) em Bremen, Diogo Leite jogou os 90 minutos no nulo do Union Berlim (12.º com 29 pontos) diante do Eintracht Frankfurt.
Brasil: Abel Ferreira perde ao fim de 20 jogos
No Brasil, o Verdão caiu ao cabo de 20 jogos. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu com o Santos (que está na Serie B), na primeira mão da final do Campeonato Paulista. O campeão brasileiro não perdia desde 08 de dezembro de 2023.
O Palmeiras terá de vencer em casa, no domingo, na segunda mão da final, por dois golos de diferença para conquistar o ‘tri’, depois de ter vencido a prova em 2022 e 2023.
Outras ligas: portugueses mandam na Arábia Saudita
Cristiano Ronaldo voltou a brilhar, agora na vitória do Al Nassr sobre o Al Tai por 5-1. O avançado fez um hat-trick e continua na na lista dos melhores marcadores,com 26 golos, mais quatro que Mitrovic, do Al Hillal. Diante do Al Tai, foi outro português, Otávio, quem abriu o ativo para a equipa treinada por Luís Castro.
Ainda na Arábia Saudita, destaque para o reencontro de Jorge Jesus com Vitor Pereira, a primeira desde a Primeira Liga decidida por Kelvin no Dragão aos 90+2 minutos, no célebre FC Porto 2-1 Benfica, que colocou os dragões na liderança a uma jornada do final da prova.
Agora a história foi outra e o Al Hilal venceu por 4-3, num jogo emotivo. O emblema de Riade mantém-se firme na liderança e alargou o recorde mundial de vitórias seguidas para 30 triunfos.
Comentários