O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu hoje criar um dos maiores sistemas antidopagem do mundo, em declarações proferidas durante o fórum “Rússia, potência desportiva”, em Moscovo.
“Estamos firmemente determinados a criar um dos maiores sistemas antidopagem a nível desportivo. Para esse fim, estamos a implementar um plano nacional especial", afirmou Putin.
Em 20 de setembro, a Agência Mundial Antidopagem (AMA) restabeleceu a Agência Russa Antidopagem (Rusada), cuja licença havia sido suspensa por três anos e meio.
“Assistimos às nossas falhas do sistema antidopagem, mas quero enfatizar que este não é apenas o único problema. Esses erros mostraram as imperfeições do sistema antidopagem internacional", referiu.
Putin sublinhou que a Rússia "cumpre sempre as suas obrigações" e que deve estar disposta a cooperar "construtivamente" com todas as organizações desportivas.
Devido a alegações do ex-diretor do laboratório antidoping de Moscovo, Grigori Rodchenko, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu a Rusada devido à descoberta de um esquema generalizado de doping entre atletas russos de elite entre 2011 e 2015, com conhecimento e apoio estatal.
Comentários