Conhece o Deportivo Pasto? É o atual 14.º classificado da Liga colombiana e esta segunda-feira em destaque num estudo do CIES-Observatório do Futebol. Porquê? Porque utilizou, nos últimos 365 dias, um total de 70 jogadores diferentes. Bem mais do que qualquer outro clube das 50 maiores Ligas mundiais.
O referido estudo do CIES analisou o número de jogadores utilizados por todas as equipas dessas 50 Ligas ao longo do último ano em jogos a contar para os respetivos campeonatos e as equipas que mais se aproximam dos números do Deportivo Pasto são o Dínamo Bucareste, da Roménia, e o Cefn Druids, do País de Gales, que utilizaram 50 jogadores cada.
Como é na Liga portuguesa?
Por cá, os clubes mostram-se mais comedidos, com o mais 'exagerado' a esse nível a ficar ainda assim bem longe dos números da tal formação colombiana. Trata-se do Famalicão, que utilizou 50 jogadores em 37 jogos. Segue-se o Belenenses SAD, com 49 jogadores e fecham o pódio SC Braga, Portimonense e Marítimo, que usaram, todos eles, 43 jogadores.
No plano oposto, o campeão nacional Sporting é, juntamente com o Tondela, o clube que menos jogadores utilizou na I Liga: apenas 35. Mas os outros dois 'grandes' não estão nada longe: FC Porto e Benfica utilizaram, cada um, 36 jogadores ao longo dos últimos 365 dias.
A diferença entre Benfica, Sporting e FC Porto acentua-se, porém, se olharmos para o número de jogadores que cada um deles já utilizou como titulares esta temporada na I Liga. No Benfica já foram 27 os jogadores a alinhar de início, enquanto no FC Porto foram 23 e no Sporting apenas 21 (menos do que qualquer outra das 18 equipas em prova).
Números mais baixos nas equipas de topo
Olhando para as equipas que disputam a Liga dos Campeões, percebe-se que o número de jogadores utilizados desce consideravelmente. O Paris St-Germain, que até é, entre essas equipas, a que mais jogadores utilizou, fica-se pelos 38, seguido da Juventus, com 36. E LOSC Lille e Manchester City surgem no fim da lista com apenas 28 jogadores utilizados ao longo dos últimos 365 dias nas respetivas Ligas
Em Inglaterra, aliás, é de entre todas as Ligas aquela em que em média os clubes menos jogadores utilizam (31).
Comentários