O polémico golo que Kylian Mbappé marcou à Espanha, e que valeu à França a conquista da Liga das Nações, continua a dar que falar.
Aos 80 minutos, Théo Hernández lançou Mbappé, Éric Garcia esticou-se para fazer o corte mas conseguiu apenas dar de raspão na bola. Esta seguiu para o jogador do PSG que, partindo da posição de fora de jogo, recolheu o esférico e bateu o guarda-redes Unai Simon.
Quando se esperava que o golo fosse anulado, o árbitro inglês Anthony Taylor validou o tento, para desespero dos espanhóis.
Recorde o lance em questão
De acordo com o jornal 'As', a UEFA pondera agora sugerir ao International Football Association Board (IFAB) alterações à regra do fora de jogo.
O diretor de arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti, considera que o juiz da partida "tomou uma decisão correta com base na lei existente e na sua interpretação oficial", uma vez que "o jogador interveio deliberadamente para jogar a bola e o adversário não interferiu".
"Este caso mostra que a interpretação atual da lei parece estar em conflito com o espírito da mesma lei, que é o de evitar que qualquer jogador tire partido da sua posição de fora de jogo", acrescenta.
Nesse sentido, Rosetti adiantou que já entrou em contacto com a FIFA e com o IFAB e que está prevista a discussão de alternativas na próxima reunião do órgão regulador das leis do jogo, agendada para 27 de outubro.
"A posição da UEFA é a de que existem formas de melhorar a redação [da lei] para a alinhar com o objetivo da lei do fora de jogo e com o objetivo do jogo. Já contactei os meus colegas da FIFA e da IFAB e discutirei soluções na próxima reunião", garante.
Comentários