Roman Yaremsuk foi uma das figuras da noite de quarta-feira no empate 2-2 entre Benfica e Ajax, não apenas por ter sido ele a assinar o golo que valeu a igualdade às 'águias' mas por, nos festejos do mesmo, ter despedido a camisola de jogo e exibido a t-shirt que tinha por baixo com o ‘tryzub’, o tridente ucraniano, símbolo nacional da Ucrânia, o seu país natal, que atualmente enfrenta uma escalada de tensões com a vizinha Rússia. Uma ação que até lhe poderá valer um castigo por parte da UEFA.
E, depois de, no final da partida, em declarações à 'Eleven Sports', ter explicado que, com aquele gesto, pretendeu demonstrar o apoio ao seu país num jogo da Liga dos Campeões, prova cuja final da presente edição será disputada na Rússia, mais concretamente em São Petesburgo, recorreu também de seguida às redes sociais para voltar a vincar o que sente perante tudo o que se passa no seu país.
"Sou ucraniano e tenho muito orgulho nisso. Como alguém que está a milhares de quilómetros do meu país, quero deixar todo o meu apoio a toda a gente que está a viver estes momentos de tensão na sua terra natal. Agora é altura de estarmos todos unidos. Este é o nosso país, a nossa história, a nossa cultura, o nosso povo e as nossas fronteiras. Gostaria de agradecer a coragem de toda a gente que nos está a defender. Glória à Ucrânia", escreveu na sua conta no Instagram.
O que é o 'Tryzub'
O 'Tryzub' é um símbolo nacional da Ucrânia. O tridente ucraniano tem origem incerta e significados diversos, sendo um emblema cultural e identitário, que possui simbolismo religioso, político, decorativo, além de representar poder, autoridade e força. Apareceu pela primeira vez na Ucrânia no século I d.C., utilizado primeiramente como um símbolo de poder por algumas tribos.
Com o passar dos anos, o símbolo foi integrado em diversos emblemas do páis, entre eles o brasão de armas do exército da Ucrânia, composto pelas cores da bandeira da Ucrânia, com um escudo azul e o tridente na cor amarela, no centro.
Comentários