Foi esta quinta-feira conhecido o castigo de Diego Costa, na sequência de expulsão do avançado do Atlético Madrid no clássico com o Barcelona. O internacional espanhol foi castigado com oito jogos de suspensão e vai falhar o resto da temporada.

A sanção a Diego Costa é a mais pesada na Liga espanhola desde que o defesa internacional português Pepe, então no Real Madrid, foi punido com 10 jogos de suspensão, após agredir Casquero, ao pontapé, com o jogador no chão, e insultar o quarto árbitro num jogo com o Getafe, em 2009.

De acordo com o jornal Marca, o castigo de Pepe é mesmo o mais pesado a ser aplicado a um futebolista no século XXI, em Espanha.

Diego Costa foi expulso aos 28 minutos do jogo com o Barcelona, em Camp Nou, com o árbitro Jesús Gil Manzano a dizer que o jogador do Atlético de Madrid viu o cartão vermelho direto depois de lhe dirigir várias ofensas verbais graves.

No mesmo relatório, o árbitro refere que, depois de expulso, o jogador agarrou-lhe várias vezes o braço, com o objetivo de o impedir de mostrar o cartão amarelo a José María Jiménez e a Diego Godín, ambos da equipa ‘colchonera’.