O Rayo Vallecano desperdiçou, na noite de sábado, dois golos de avanço na deslocação ao ‘aflito’ Sevilha e cedeu o quarto empate consecutivo (2-2). O emblema de Madrid é 7.º com 13 pontos, na Liga espanhola de futebol, ao cabo de nove rondas.

Óscar Valentín e Álvaro García adiantaram cedo o clube dos arredores de Madrid, mas o suíço Djibril Sow, no começo da segunda parte, e o marroquino Youssef En Nesyri, já em tempo de compensação, evitaram novo desaire do 13.º colocado, agora com oito pontos.

Empate também deu a viagem do Valência às Ilhas Baleares para defrontar o Maiorca (1-1), com o defesa português Thierry Correia, que alinhou até aos 90+4 minutos, a assistir para o golo de Diego López, que ripostou o tento Daniel Rodríguez a favor dos anfitriões.

Os ‘che’, que não tiveram André Almeida, por lesão, já não vencem há quatro jornadas e figuram no nono posto, com 11 pontos, contra oito do Maiorca, 14.º, que utilizou o médio luso Samuel Costa até aos 74 minutos e vai atravessando uma série de três igualdades.

Já o Real Madrid segurou com firmeza a liderança da Liga espanhola de futebol, ao golear por 4-0 na receção ao Osasuna, pouco tempo depois de ter sido ultrapassado pelo sensacional Girona, que ganhou por 1-0 em Cádiz.

Os golos marcados pelo médio inglês Jude Bellingham no início da primeira e da segunda parte, aos nove e 54 minutos, tranquilizaram a equipa da capital, que chegou à goleada no encontro da nona jornada do campeonato através do brasileiro Vinicius Júnior, aos 65, e Joselu, os 70.

Bellingham está a assumir-se como a figura de maior destaque do Real Madrid no início da época 2023/24, destacando-se no comando da lista dos melhores marcadores, com oito remates certeiros, quase metade do total dos ‘merengues’ na prova.

O Real Madrid, que visita o Sporting de Braga na próxima ronda da Liga dos Campeões, manteve-se no comando da La Liga, com dois pontos de vantagem sobre o Girona, que pouco tempo antes tinha batido o Cádiz, por 1-0, com um tento do médio Aleix Garcia, aos 59 minutos.

O Girona, que atuou desde os 10 minutos em superioridade numérica, devido à expulsão do venezuelano Darwin Machis, avançado do Cádiz, pode regressar ao terceiro lugar no domingo, caso o campeão FC Barcelona, adversário do FC Porto na ‘Champions’, se imponha no estádio Granada, penúltimo classificado.