O El Clássico, grande embate entre Real Madrid e Barcelona, é uma verdadeira celebração do futebol, oferecendo sempre confrontos entre os melhores jogadores do mundo. Como prova disso, os 11 últimos vencedores da Bola de Ouro - o prémio de Melhor Jogador do Mundo - vieram desses dois clubes.

O esplendor das estrelas do evento é espetacular. Essa tradição remonta há muito tempo, é claro. E aqui estão cinco das estrelas que marcaram a história deste grande jogo, dois deles portugueses.

Lionel Messi

Messi em ação
Messi em ação Messi em ação créditos: SAPO Desporto

Não há dúvida de que Messi já está na história dessa grande rivalidade. O argentino é , nada mais que o grande marcador da história do clássico, com 26 gols em 44 jogos. A maioria - 15 destes 26 -, foi marcada fora de casa, exatamente no estádio Santiago Bernabéu, (palco que está em remodelação), o que torna as suas conquistas ainda mais impressionantes.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo Cristiano Ronaldo num Real Madrid-Barcelona créditos: AFP; LLUIS GENE

Na história do El Clássico, dificilmente se falaria de Messi sem citar Cristiano Ronaldo. Afinal, o avançado português passou os melhores anos da sua carreira no Real Madrid, sendo a grande estrela de muitos clássicos memoráveis entre 2009 e 2018. Quem poderia esquecer seu golo de cabeça nos descontos para vencer a final da Taça do Rei de 2011, ou o da vitória em Camp Nou na temporada 2011/2012, que selou definitivamente o título da La Liga para os comandados de José Mourinho? No total, Cristiano Ronaldo marcou 18 golos em 30 clássicos.

Alfredo di Stefano

Alfredo di Stefano
Alfredo di Stefano Alfredo di Stefano

Antes de Messi e Ronaldo baterem quase todos os recordes dessa rivalidade, o melhor marcador do El Clássico foi, por muito tempo, a lenda do Real Madrid, Alfredo Di Stéfano. Tendo escolhido de maneira controversa a mudança para o Real Madrid, em vez de Barcelona, em 1953, Di Stefano começou a sua história neste confronto exatamente com um bis na vitória por 5-0 sobre o Barça, ao final daquele ano. Sendo que, uma década depois, em 1963, voltaria a ser determinante numa goleada merengue por 4-0, marcando um dos golos.

Luís Figo
Luís Figo Luís Figo - Real Madrid 2001/2002 créditos: 2004 AFP

Poucos jogadores atuaram pelos dois clubes ao longo das suas carreiras. Mas o português Luis Figo conseguiu e com uma grande polémica: transferiu-se do Barcelona para o Real Madrid, de forma direta, em 2000. Depois de jogar 13 clássicos e marcar três golos pelo Barcelona entre 1995 e 2000, o português mudou-se para a capital espanhola, enfrentando o seu antigo clube em dez ocasiões, agora vestindo o branco do Real Madrid. Até hoje, Figo continua a ser uma figura muito emblemática dessa rivalidade, e muitos adeptos do Barcelona ainda não o perdoaram pela mudança.

Sergio Ramos

Sergio Ramos
Sergio Ramos Sergio Ramos créditos: JOSEP LAGO / AFP

O atual capitão do Real Madrid detém o recorde de maior número de participações na história do clássico (43), à frente de jogadores como Manuel Sanchís, Paco Gento, Xavi Hernández e Lionel Messi. Embora a sua atenção esteja geralmente voltada para a defesa, Ramos não é daqueles que só pensa em defender, marcando inclusivé cinco golos frente ao Barça. No entanto, nem tudo são rosas: Sérgio Ramos também já foi expulso cinco vezes, neste que é um embate que costuma ser 'quentinho'.

O Real Madrid recebe o Barcelona este sábado a partir das 20h00, em jogo da num duelo importante nas contas do título de La Liga.