O El Clássico, grande embate entre Real Madrid e Barcelona, é uma verdadeira celebração do futebol, oferecendo sempre confrontos entre os melhores jogadores do mundo. Como prova disso, os 11 últimos vencedores da Bola de Ouro - o prémio de Melhor Jogador do Mundo - vieram desses dois clubes.
O esplendor das estrelas do evento é espetacular. Essa tradição remonta há muito tempo, é claro. E aqui estão cinco das estrelas que marcaram a história deste grande jogo, dois deles portugueses.
Lionel Messi
Não há dúvida de que Messi já está na história dessa grande rivalidade. O argentino é , nada mais que o grande marcador da história do clássico, com 26 gols em 44 jogos. A maioria - 15 destes 26 -, foi marcada fora de casa, exatamente no estádio Santiago Bernabéu, (palco que está em remodelação), o que torna as suas conquistas ainda mais impressionantes.
Cristiano Ronaldo
Na história do El Clássico, dificilmente se falaria de Messi sem citar Cristiano Ronaldo. Afinal, o avançado português passou os melhores anos da sua carreira no Real Madrid, sendo a grande estrela de muitos clássicos memoráveis entre 2009 e 2018. Quem poderia esquecer seu golo de cabeça nos descontos para vencer a final da Taça do Rei de 2011, ou o da vitória em Camp Nou na temporada 2011/2012, que selou definitivamente o título da La Liga para os comandados de José Mourinho? No total, Cristiano Ronaldo marcou 18 golos em 30 clássicos.
Alfredo di Stefano
Antes de Messi e Ronaldo baterem quase todos os recordes dessa rivalidade, o melhor marcador do El Clássico foi, por muito tempo, a lenda do Real Madrid, Alfredo Di Stéfano. Tendo escolhido de maneira controversa a mudança para o Real Madrid, em vez de Barcelona, em 1953, Di Stefano começou a sua história neste confronto exatamente com um bis na vitória por 5-0 sobre o Barça, ao final daquele ano. Sendo que, uma década depois, em 1963, voltaria a ser determinante numa goleada merengue por 4-0, marcando um dos golos.
Poucos jogadores atuaram pelos dois clubes ao longo das suas carreiras. Mas o português Luis Figo conseguiu e com uma grande polémica: transferiu-se do Barcelona para o Real Madrid, de forma direta, em 2000. Depois de jogar 13 clássicos e marcar três golos pelo Barcelona entre 1995 e 2000, o português mudou-se para a capital espanhola, enfrentando o seu antigo clube em dez ocasiões, agora vestindo o branco do Real Madrid. Até hoje, Figo continua a ser uma figura muito emblemática dessa rivalidade, e muitos adeptos do Barcelona ainda não o perdoaram pela mudança.
Sergio Ramos
O atual capitão do Real Madrid detém o recorde de maior número de participações na história do clássico (43), à frente de jogadores como Manuel Sanchís, Paco Gento, Xavi Hernández e Lionel Messi. Embora a sua atenção esteja geralmente voltada para a defesa, Ramos não é daqueles que só pensa em defender, marcando inclusivé cinco golos frente ao Barça. No entanto, nem tudo são rosas: Sérgio Ramos também já foi expulso cinco vezes, neste que é um embate que costuma ser 'quentinho'.
O Real Madrid recebe o Barcelona este sábado a partir das 20h00, em jogo da num duelo importante nas contas do título de La Liga.
Comentários