Real Madrid e Barcelona iniciam este fim de semana a disputa por mais um título na La Liga, ainda de olho nõ mercado de transferências depois da saída de algumas das suas estrelas.
Enquanto os Merengues perderam Karim Benzema para a Arábia Saudita, Jordi Alba e Sergio Busquets deixaram o Barça para se juntarem a Lionel Messi no Inter Miami, dos Estados Unidos. Ainda em dificuldades financeiras, o clube catalão conquistou na temporada passada o seu primeiro título espanhol desde 2019.
Sob o comando técnico de Xavi Hernández, o Barcelona recuperou a sua identidade em campo, onde os jovens Pedri, de 20 anos, e Gavi, de 19, foram os destaques da equipa.
Na frente, Robert Lewandowski mostrou a sua veia goleadora ao ser o melhor marcador do campeonato com 23 golos.
À procura de reforços, o Barcelona precisa de algumas saídas para tentar trazer mais jogadores... e registar oficialmente as suas novas contratações: o alemão Ilkay Gündogan, ex-Manchester City, e os espanhóis Íñigo Martínez e Oriol Romeu.
- Real Madrid de olho em Paris -
No Real Madrid, o início da temporada é marcado mais uma vez pelas especulações em torno da possível contratação de Kylian Mbappé.
O Paris Saint-Germain, convencido de que o avançado francês já tem um acordo com os espanhóis para a transferência a custo zero na próxima temporada, tenta forçar a sua saída ainda este mercado para ter algum retorno financeiro.
Enquanto ese spera uma decisão em torno desta novela, segundo a imprensa espanhola, o Real Madrid mantém-se ativo com a contratação do jovem inglês Jude Bellingham, de 20 anos, que estava no Borussia Dortmund, por 103 milhões de euros.
Além dele, Toni Kroos e Luka Modric renovaram por mais uma temporada e serão referência para os jovens Eduardo Camavinga, Aurélien Tchouameni e Federico Valverde, cada vez mais protagonistas da equipa.
Com a saída de Benzema, o clube merengue contratou por empréstimo com opção de compra o avançado espanhol Joselu, que estava no Espanyol, despromovido para a segunda divisão.
Ainda assim, Carlo Ancelotti deverá optar por um esquema tático sem um 'camisola 9', com Bellingham no comando do ataque e Vinícius Júnior e Rodrygo nas alas.
- Atlético quer se manter como a terceira força -
Atrás de Real Madrid e Barcelona, o Atlético de Madrid quer se manter em alta, impulsionado pela boa fase de Antoine Griezmann, líder de assistências na temporada passada (16).
Os 'colchoneros' movimentaram-se no mercado com a contratação do defesa turco Caglar Soyuncu e os laterais espanhóis César Azpilicueta e Javi Galán.
A Real Sociedad, que vai disputar a Liga dos Campeões pela primeira vez desde a temporada 2013/2014, pode ter, por isso, uma queda de rendimento no Campeonato Espanhol.
O Sevilla, vencedor da Liga Europa, vai tentar recuperar a regularidade, depois de uma temporada catastrófica, em que chegou a lutar pela manutenção.
O seu grande rival, o Betis, continua a progredir e este ano qualificou-se para a fase de grupos da segunda principal competição continental.
Por fim, o Villarreal, que terminou em quinto na temporada passada, reforçou-se com a chegada do avançado norueguês Alexander Sorloth.
A La Liga 2023/24 arranca já amanhã e pode ser acompanhada no SAPO Desporto!
Comentários