O Barcelona selou ontem, diante do Valência, o seu apuramento para a final da Taça do Rei, que irá disputar com o Athletic Bilbao. Para o palco da final, os dois clubes preferem o estádio do Real Madrid, mas os merengues vão alegadamente 'fechar as portas' do seu recinto.
De acordo com o jornal AS, o clube 'blanco' não quer arriscar assistir a mais uma festa do Barcelona na sua 'casa' e "vinga-se" assim da recusa que os catalães deram em 2004, quando o Real Madrid pretendia disputar a final da prova com o Saragoça em Camp Nou. A final acabaria por ser realizada também na cidade condal, mas no estádio de Montjuic, com cerca de metade da capacidade do anfiteatro 'blaugrana'.
Paralelamente, os merengues alegam outro condicionalismo de calendário para não cederem o seu estádio. É que a final da Taça do Rei poderá realizar-se a 20 de maio, um dia depois da final da Champions, caso nenhuma das equipas finalistas (no caso só o Barcelona) esteja presente. Assim, no eventual cenário do Real Madrid se sagrar campeão europeu a 19 de maio diante de outra equipa que não os catalães, teria de se deparar com uma festa do rival no seu estádio, sem que os merengues pudessem sequer desfrutar da conquista no Bernabéu.
Porém, se a equipa de Pep Guardiola chegar também à final da Champions (em Munique), então a decisão da Taça do Rei só será jogada a 25 de maio, o que até já 'fura' a data de concentração da seleção espanhola para o Euro2012 - 21 de maio.
O Athletic Bilbao anseia por uma final no Bernabéu, devido ao significado histórico, à maior proximidade para os seus adeptos (395 quilómetros) e à maior capacidade do recinto madridista (80354 espetadores). O mesmo pensamento têm os responsáveis do Barcelona, já que outras alternativas, como o estádio Mestalla (Valência) ou o Vicente Calderón (Atlético de Madrid) não dispõem da mesma capacidade que o Santiago Bernabéu.
A decisão deste problema está agora nas mãos da Real Federação Espanhola de Futebol.
Comentários