Henk ten Cate, treinador de futebol e antigo adjunto de Frank Rijkaard no Barcelona entre 2003 e 2008, revelou que Lionel Messi ainda continua no Barcelona devido a uma promessa que fez a Tito Vilanova, outro antigo treinador dos catalães em 2012/13.

“Pelo que sei, faz dois anos que [os problemas de Messi no Barcelona] começaram. Contudo, Messi continua no Barça porque prometeu a Tito Vilanova antes de este falecer. Mas acredito que uma transferência seria boa para todas as partes”, começou por afirmar em declarações ao jornal holandês “De Telegraaf”.

O holandês aconselha o argentino de 26 anos a encontrar um novo desafio para a sua carreira, declarações que dão agora mais força às notícias que têm vindo a público recentemente sobre uma eventual mudança do argentino de 26 anos para o Chelsea.

“Leo [Messi] está no Barcelona há algum tempo e necessita de um novo desafio. Ele vale muitíssimo dinheiro mas, a partir de agora, começará a

desvalorizar. Gostava de ser mais positivo, porque esteve a outro nível durante dez anos, mas não estou certo que recupere o seu melhor nível”, atirou.

Apesar de tudo, Ten Cate ressalva o facto de Messi ter estado ao seu melhor nível durante dez anos, situação pouco comum nos grandes atletas.

“Não é normal brilhar deste modo durante dez anos como fez. O normal é que os craques estejam no topo durante sete ou oito anos, no máximo. E, para ser honesto, a temporada passada já não esteve ao seu melhor nível, ainda que as suas estatísticas tenham sido boas”.