Portugal - já apurado como vencedor do Grupo A1, depois da goleada de sexta-feira à Polónia - defronta esta segunda-feira a Croácia em Split, em partida relativa à sexta e última jornada da fase de grupos da Liga das Nações.

Se a Equipa das Quinas já se encontra apurada, o que levou o selecionador nacional, Roberto Martínez, a proceder mesmo a algumas mexidas na convocatória, dispensando entre outros Cristiano Ronaldo, a Croácia ainda tem a passagem aos quartos de final por confirmar.

Para seguir com Portugal para os quartos-de-final sem depender de terceiros, a Croácia precisa de não perder. Mas mesmo perdendo pode seguir em frente se, no outro jogo desta derradeira jornada do Grupo A1, a Escócia não vencer a Polónia. Se a Croácia perder e a Escócia ganhar, será a diferença entre golos marcados e golos sofridos a separar as duas selecções.

Momento de forma

Portugal chega a esta partida com um registo praticamente imaculado. Com efeito, a equipa das quinas soma nesta altura 13 pontos em 15 possíveis no grupo A da Liga das Nações, fruto de quatro vitórias e apenas um empate, diante da Escócia.

Já a Croácia não começou a prova da melhor maneira, com uma derrota diante de Portugal, mas respondeu com dois triunfos consecutivos, contra Escócia e Croácia. Porém, vem agora de dois jogos sem ganhar: empatou 3-3 na Polónia, ante de perder com a Escócia, na passada sexta-feira (curiosamente, terminou ambos os encontros reduzida a dez elementos).

Histórico de confrontos

Esta será a décima vez que Croácia e Portugal se defrontam. Nos outros nove encontros, a equipa portuguesa leva clara vantagem, com sete vitórias contra apenas uma dos croatas.

Se olharmos para apenas partidas oficiais, vemos que, das cinco realizadas, a seleção lusa venceu a totalidade. O único triunfo croata deu-se recentemente no Estádio Nacional, em jogo de preparação para o Euro 2024, por 1-2.

Da única vez que a equipa das quinas visitou a Croácia, também saiu por cima. Em 2020, para a Liga das Nações, Portugal foi a Split vencer por 2-3, graças a dois golos de Rúben Dias e outro de João Félix.

O que dizem os selecionadores

Zlatko Dalić, treinador da Croácia: "Sabemos que Portugal vai fazer alterações, mas também vai ter jogadores frescos e que querem provar a sua qualidade. Não vai tornar as coisas mais fáceis para nós. Estou otimista, acredito na equipa e creio que vamos conseguir. Sabemos que um ponto chega para a qualificação, mas vamos jogar para vencer."

Roberto Martínez, treinador de Portugal: "Queremos terminar a qualificação numa boa forma. Espero um jogo difícil, a Croácia precisa deste resultado e é uma equipa que eu gosto de ver jogar, não só pelo talento individual, mas também pelo espírito de equipa. Admito também ter uma admiração pelo selecionador croata por isso mesmo. Sou um fã dele, mas estamos aqui para ganhar".

O árbitro

Davide Massa foi o árbitro escolhido para dirigir este encontro entre croatas e portugueses. O árbitro italiano será auxiliado por Filippo Meli e Stefano Alassio, enquanto que o quarto árbitro será Daniele Doveri.

Esta será a quarta vez que o juiz de 43 anos dirige um encontro de qualquer uma das duas seleções. Curiosamente, Davide Massa já apitou um jogo entre Portugal e Croácia para a Liga das Nações. Tal aconteceu em 2020, na fase de grupos da prova; no Estádio do Dragão, a equipa das quinas venceu por 4-1, graças aos golos de João Cancelo, Diogo Jota, João Félix e André Silva.

Sem contar com esse jogo, os croatas somam uma vitória e uma derrota em jogos dirigidos pelo transalpino, enquanto que Portugal soma por triunfos as partidas disputadas.