Portugal desloca-se este sábado a Varsóvia para defrontar a Polónia, em jogo relativo à terceira jornada do Grupo 1 da Liga das Nações. Depois dos triunfos caseiros diante da Croácia e Escócia, a equipa portuguesa tem agora compromisso duplo fora de portas.

O primeiro dos quais é em Varsóvia diante de uma Polónia determinada em contrariar o teórico favoritismo de portugueses e croatas, no que ao apuramento diz respeito, e em lutar por três pontos que podem fazer toda a diferença nas contas finais.

Momento de forma

A Polónia chega a este encontro necessitada de uma vitória que permita manter a luta pelo apuramento para os quartos de final da prova. Após uma vitória importante em casa da Escócia, os polacos acabaram por sair derrotados diante da Croácia, estando nesta altura no terceiro lugar do grupo, com os mesmos três pontos dos croatas, mas com desvantagem no confronto direto.

Em jornada em que os balcânicos defrontam a Escócia, com boas perspetivas de vitória, os comandados de Michal Probierz irão lutar por um triunfo que, para além de manter a equipa na luta, permite alcançar Portugal na classificação.

Apesar de um Europeu muito abaixo do esperado, os polacos mantiveram Probierz na liderança técnica, procurando mostrar outra cara agora na Liga das Nações. Nos últimos nove encontros, a Polónia regista quatro vitórias, três derrotas e dois empates.

Histórico de confrontos

Esta será a 14ª vez que polacos e portugueses irão defrontar-se em jogos oficiais. No total, Portugal leva vantagem, com cinco vitórias contra três da Polónia, sobrando ainda cinco empates.

Relativamente a jogos a contar para a Liga das Nações, a nossa seleção venceu um encontro e empatou outro, não tendo ainda sofrido qualquer derrota diante da congénere polaca nesta competição.

Quanto aos jogos realizados em solo polaco, a vantagem continua a ser lusa; com efeito, a equipa das quinas tem dois triunfos na Polónia, contra apenas um do adversário.

As duas seleções mediram forças na primeira edição da Liga das Nações, 2018/2019. Na fase de grupos da prova, Portugal foi a Chorzów vencer os polacos por 2-3; André Silva, Bernardo Silva e um auto-golo de Kamil Glik deram a vitória aos comandados de Fernando Santos.

A equipa portuguesa não conseguiu repetir o triunfo no jogo disputado em Guimarães, que acabou com um empate a um golo.

O que dizem os treinadores

Michal Probierz, selecionador nacional da Polónia: “Portugal tem jogadores que começaram a ser ‘construídos’ bem cedo nas camadas jovens. Jogadores que sabem ter a bola e que podem mudar um jogo a qualquer momento. Nós temos o Robert Lewandowski, que é um dos melhores jogadores do mundo. Eles têm muitos Robert Lewandowskis”

Roberto Martínez, selecionador nacional de Portugal: "Eu acho que a Polónia que é uma equipa bem estruturada, gosta de riscos e que consegue optimizar talentos, como o de Piotr Zielinski, Lewandowski, e outros jogadores jovens. Faz uma boa mistura, entre jogadores experientes e jovens. É uma equipa que joga para ganhar e será um bom desafio."

O árbitro

Serdar Gözübüyük foi o selecionado para dirigir esta partida. O árbitro neerlandês será auxiliado por Erwin Zeinstra e Johan Balder. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Pol van Boekel e Edwin Van De Graaf.

O juiz de 38 anos irá apitar pela segunda vez um jogo oficial da seleção polaca. Gözübüyük esteve presente no empate a dois da Polónia em casa do Cazaquistão, em jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018.

No caso de Portugal, o árbitro irá fazer a sua estreia com a equipa das quinas, isto apesar de já ter apitado encontros de clubes portugueses, mais recentemente o Benfica, na vitória por 4-0 diante do Atlético de Madrid para a Liga dos Campeões.